Skip to main content

Primeiro jogo java 3D

O produtor de software Abstract Worlds acaba de lançar o primeiro jogo em java a três dimensões para terminais móveis.

Em pleno período de euforia java no mercado dos jogos para telemóvel, o fabricante de software Abstract Worlds deixa a sua marca na história ao criar o primeiro jogo java a três dimensões. A simplicidade do objectivo do jogo, denominado StrangeMaze, prevê que o seu target seja vasto. Aliás, tal como o próprio nome indica, os jogos maze (labirinto) são extremamente familiares, dada a sua concepção e, consequentemente, de fácil compreensão.

A grande vantagem deste maze versão java é que o labirinto vai sendo gerado aleatoriamente, à medida que se vai explorando e procurando a saída (objectivo do jogo). Mas o jogador não está sozinho nessa procura: há um adversário controlado pela máquina que tentará chegar mais depressa que o utilizador ao mesmo ponto. Mas também é possível jogar-se sozinho, sem a pressão de bater alguém ou ser batido pela máquina e, ainda, uma versão de demonstração, onde se percebe como o labirinto pode ser solucionado, podendo, igualmente, funcionar nesta função demo como autêntico protector de ecrã.

Tecnicamente falando, a compatibilidade desta “pérola” da Abstract Worlds permite que o jogo seja visualizado em todos os telemóveis com suporte java, quer tenham ecrã monocromáticos ou a cores, não perdendo, por isso, a sua característica 3D. Além disso gasta, simplesmente, 30Kb de espaço de memória, o que sendo esta característica uma das limitações dos modelos de telemóvel mais antigos, permite alargar o campo de aparelhos compatíveis.

Para já, StrangeMaze foi testado nos Siemens MT50 e M50, nos Nokia 3410, 6310i e 7650, e nos Motorola v66i e T720, sem que tivesse sido detectada qualquer falha de funcionamento. Aliás, não fossem estas duas das enormes vantagens deste tipo de linguagem: compatibilidade de sistemas e ausência de bugs.

Segundo o fabricante, o jogo será disponibilizado a partir do início de Outubro (data não especificada) e poderá ser descarregado OTA (over the air) via WAP, a partir do próprio terminal. Obviamente que está dependente da disponibilização a partir do operador, não se sabendo, até ao momento, qual dos três operadores irá colocar à disposição dos seus clientes o StrangeMaze.