Depois dos dual-cores, chegaram os quad-cores. Durante o ano passado vimos várias empresas a lançar octa-cores. Agora, parece que os ten e twelve-cores estão mesmo a chegar.
E acordo com o blogger chinês MyDrivers, a conhecida empresa de fabrico de hardware – MediaTek – está alegadamente a desenvolver a próxima geração de processadores para dispositivos móveis, para serem lançados no decorrer deste ano.
Apesar de os processadores a oito núcleos não estarem totalmente estabelecidos no mercado, já se fala na próxima geração que irá possivelmente corresponder ao seu maior avanço desde a evolução para os processadores a quatro núcelos, que vieram oferecer um boost significativo na capacidade e agilidade de processamento dos smartphones.
Contudo, levanta-se a questão: será esta capacidade de processamento realmente necessária?
Na verdade pouco importa. No mundo dos negócios, normalmente quem chega primeiro é quem estabelece a fasquia. E diga-se de passagem que, processadores com 12 núcleos, correspondem a uma fasquia bastante elevada.
Se os rumores se vierem a verificar e a empresa de facto lançar processadores com esta capacidadade, a MediaTek arrisca-se seriamente a tornar-se na empresa líder no que respeita ao fabrico de componentes móveis.