Programador cego desenvolve app para ajudar invisuais
Saqib Shaikh, programador da Microsoft, é cego desde os sete anos. Agora, usou as suas competências para criar uma aplicação que ajuda pessoas com o mesmo problema de visão a interpretar o ambiente em seu redor.
*Imagem: Saqib Shaikh © Microsoft
Saqib, que reside em Londres e trabalha na Microsoft há 10 anos, é o mentor da Seeing AI, uma aplicação para smartphones e óculos inteligentes capaz de narrar ao utilizador aquilo que se passa à sua volta.
Através da Seeing AI, o utilizador pode identificar as pessoas com quem está a conversar, com a aplicação a revelar o sexo do interlocutor, sendo que a app também consegue ler as expressões faciais indicando o estado emocional das pessoas (se estão a sorrir ou se estão tristes, por exemplo).
A aplicação, que ainda não está disponível ao público, também guia, por exemplo, o utilizador na hora de fotografar o menu de um restaurante para, de seguida, ler em voz alta as opções disponíveis.
“Adoro fazer coisas que melhorem a vida das pessoas e sempre sonhei desenvolver uma aplicação que nos dissesse o que se passa à nossa volta”, conta Saqib no vídeo divulgado pela Microsoft.
“Sei que esta solução parece ficção científica, eu nunca pensei que isto fosse possível, mas a inteligência artificial está cada vez mais evoluída e penso que isto é apenas o princípio”, garante.
A aplicação foi desenvolvida com as ferramentas de inteligência artificial da Microsoft Cognitive Services, uma divisão da empresa que desenvolve “aplicações com algoritmos poderosos utilizando apenas algumas linhas de código. As aplicações são compatíveis com vários dispositivos e plataformas como iOS, Android e Windows”, explica a empresa. E são mais fáceis de configurar.