Skip to main content

Provada a transição de serviços entre 3G e WLAN

Ericsson mostrou que a solução tem futuro.

Recorrendo à rede comercial WLAN do Softbank BB e à rede móvel WCDMA 3G da BB Mobile, a operar na frequência rádio 1.7GHz, esta demonstração provou que os consumidores poderão desfrutar eficazmente dos serviços baseados em IP Multimedia Subsystem (IMS), à medida que alternam entre redes móveis e áreas servidas por WLAN, sem sofrerem qualquer interrupção nas suas comunicações.

Como refere Hiroshi Ishihara, director-geral da Divisão Reguladora e de Assuntos Externos da BB Mobile, «o sucesso desta demonstração revela-se assim crucial para o nosso objectivo de criar uma sociedade onde a banda larga móvel faça parte do dia-a-dia. Novas oportunidades de comunicação móvel e a convergência entre os serviços de banda larga, incluindo a nossa oferta WLAN, irá permitir a máxima mobilidade aos nossos utilizadores».

Mikael Bäck, vice-presidente da Área de Redes Rádio WCDMA da Ericsson, sublinhoa que «esta tecnologia irá, não só oferecer aos consumidores serviços de comunicação enriquecidos, como também criar oportunidades de novas receitas, tanto para os operadores móveis, como fixos».

Para esta demonstração, realizada no laboratório de testes da BB Mobile em Saitama Prefecture, no Japão, a BB Mobile/Softbank forneceu o conhecimento WiFi através da operação da sua rede comercial WLAN e a Ericsson forneceu redes core de circuitos e pacotes comutados, a rede de rádio 1.7 GHz WCDMA e também a rede IMS.