A Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) decidiu impor, no início de Março, a descida das tarifas de interligação – valor que um operador paga a outro pela realização de chamadas entre as duas redes – nas chamadas entre a rede fixa e as redes móveis e entre os três operadores móveis.>BR>
Em comunicado, a PT afirma que «conta agora baixar os preços das comunicações com destino às redes móveis a cada 3 meses, dadas as obrigações que a Anacom determinou sobre os operadores móveis».
De acordo com a decisão do órgão regulador, a descida das tarifas será gradual, e apenas em Outubro de 2006, os preços de interligação fixo-móvel serão iguais, com a Optimus a manter durante mais tempo os preços mais elevados. Isto passa-se porque a Optimus não acompanhou a descida feita pela TMN e a Vodafone entre Julho de 2003 e Julho de 2004.
Nas ligações entre a rede fixa e a móvel (tanto da TMN como da Vodafone), o preço cairá nos trimestres seguintes 40,5%, enquanto na Optimus a descida será de 60,4%. Em Outubro de 2006, os preços dos três operadores devem estar iguais nos 11 cêntimos para todas as chamadas e todas as redes móveis.
No caso da PT, a partir de Março, uma chamada de dois minutos para outras redes custa um euro para a Vodafone (Vita 91), 98 cêntimos para a Optimus (Boomerang Five) e 80 cêntimos para a TMN (Mimo). No horário económico, a mesma chamada de dois minutos, originada na rede PT para a Vodafone e TMN, custa 42 cêntimos.
Conheça ao pormenor a decisão da Anacom sobre esta questão clicando aqui.