PT lidera telemóveis no Brasil

A Portugal Telecom conquistou a liderança dos serviços móveis brasileiros, empurrada pela parceria com a Telefónica.

A TCO é a operadora móvel líder nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil, com uma base de clientes de cerca de 3 milhões e com uma margem EBITDA de 43% nos primeiros nove meses de 2002. A sua cobertura de rede abrange mais de 400 pólos urbanos, que inclui a capital, Brasília. Após esta transacção, a Barsilcel passa a estar presente em estados que representam 80% do PIB brasileiro, assegurando uma cobertura total das principais cidades brasileiras.

“Esta operação irá consolidar a nossa liderança no Brasil”, referiu Miguel Horta e Costa, Presidente Executivo da PT, “construímos uma indisputável liderança no mercado que se tornou ainda mais competitivo este ano. Com esta aquisição, a Brasilcel acelerou significativamente a sua dinâmica, não só aumentando em cerca de 10 pontos percentuais a sua quota no mercado brasileiro, mas tendo também um impacto positivo na nossa capacidade de geração de cash flow e, sendo financiada através de verbas geradas no Brasil, não irá deste modo aumentar a nossa exposição. A TCO opera em mercados que são fundamentais para a nossa estratégia de penetração nos segmentos de clientes empresariais e de níveis de ARPU mais elevados com necessidades específicas de roaming”.

António Viana-Baptista, o português que lidera a Telefónica Móviles, referiu, por seu turno que “a joint-venture tem agora um número de clientes que é cerca do triplo do valor do segundo maior operador. Esta aquisição irá aumentar a capacidade de criação de novas sinergias pela Joint Venture, ao mesmo tempo que irá criar uma sólida plataforma para a oferta dos mais avançados produtos e serviços no Brasil”.

A operação irá ser feita a através da Telesp Celular Participações.