*Artigo publicado também no iOnline
O Project Ara da Google, que deverá estrear-se no mercado já no início de 2015, vai ter no projecto Puzzlephone um concorrente. Também composto por módulos, mas desenvolvido na Finlândia pela Circular Devices, o Puzzlephone foi concebido para ser fácil de reparar e de actualizar, tanto em termos de hardware como de software.
Ao todo existem três módulos nucleares num Puzzlephone:
• ‘Espinha’ – que contém o ecrã LCD, colunas e a estrutura do dispositivo
• ‘Coração’ – a bateria e outras componentes electrónicas adicionais
• ‘Cérebro’ – processador e câmara digital
O conceito, contudo, é essencialmente semelhante ao de outros projectos modulares – baseia-se em permitir a substituição de componentes modulares do smartphone, eliminando assim a necessidade de adquirir integralmente um novo aparelho. Isto significa que será possível, a título de exemplo, trocar apenas componentes como a bateria ou a câmara digital, mantendo o mesmo ecrã, colunas e microfone do telefone.
Esta componente de personalização, aliada ao livre desenvolvimento de hardware e software para a plataforma, que irá correr uma versão modificada do Android, será complementada por “standards de desenvolvimento”, para garantir que qualquer fabricante possa lançar novas componentes compatíveis com o aparelho.