A Qualcomm anunciou ontem a sua mais recente geração de processadores para dispositivos móveis, o Snapdragon 805. A primeira característica que salta à vista no novo Snapdragon 805 é a sua aparente simpatia pelo 4K, ou pelo Ultra HD – os quatro novos núcleos Krait 450 conseguem correr até 2.5 GHz e vêm acompanhados por uma unidade de processamento gráfica Adreno 420, capaz de codificar e descodificar vídeos 4K em tempo real sem prejuízo no seu desempenho.
Isto significa que, além de renderizar conteúdos 4K de forma mais eficiente, os amantes de jogos em dispositivos móveis também terão à sua disposição um processador muito mais capaz de lhes oferecer um desempenho fantástico – de facto, em termos de desempenho o Qualcomm Snapdragon 805 é 40% superior ao seu antecessor, segundo avançou a empresa.
Veja também: Qualcomm revela Snapdragon 805: quad-core de até 2,5 GHz, nova GPU Adreno 420 e reprodução em 4K


Também os processadores de sinal de imagem vão passar a incluir integração ao nível do hardware, mais precisamente com os sensores dos dispositivos para permitir a execução de tarefas de baixo custo energético e que até recentemente necessitavam de processadores dedicados para tal.
O suporte para opções de conectividade também parece abundar na nova proposta da Qualcomm: LTE-A (Advnaced, para velocidades de ligação até 150 Mbps), Wi-Fi/ac e Bluetooth 4.0 – todas para permitirem fazer streaming de vídeos 4K com o mínimo gastos energéticos possível.
O novo processador já se encontra a ser testado por várias fabricantes de smartphones e tablets, não estando prevista a sua chegada às cadeias de retalho para antes de 2014. Esperam-se mais novidades em relação a dispositivos com este processador em Janeiro, durante a CES 2014.