Quanto é que vale um fã do Facebook?

De acordo com um estudo recente, cada fã do Facebook vale em média 174 dólares, embora estes valores possam variar consoante a marca. Seguem alguma marca em específico? Saibam quanto valem!

Não é à toa que as grandes marcas e empresas se dedicam tanto à gestão das redes sociais: cada fã que têm no Facebook traduz-se em valor real para as empresas. Mas qual será essa valor, ao certo? De acordo com um estudo divulgado recentemente pela Syncapse, em parceria com a Hotspex, cada fã de uma página de Facebook pode valer em média cerca de 174 dólares.

O trabalho de investigação partiu de um inquérito baseado em dados recolhidos por mais de 2000 painelistas norte-americanos entre o final de Janeiro e o início de Fevereiro deste ano. Essencialmente o estudo coimparou os fãs e os não-fãs do Facebook baseados nos gastos correspondentes de cada um destes grupos num determinado produto, na sua lealdade para com a marca, na sua propensão para recomendarem, o valor mediático, custo da aquisição e a afinidade da marca para chegar ao valor proposto.

Quanto é que vale um fã do Facebook?

A razão para estes valores serem variáveis, segundo Michael Scissons, director-executivo da Syncapse, é ‘o [valor] que um consumidor iria gastar na Zara‘ contra por exemplo ‘na Coca Cola‘. Quanto maior for o preço médio de uma aquisição, maior é o valor de um fã do Facebook.

Um aspecto interessante neste estudo é o facto de contrastar os fãs e os não-fãs – os fãs tendem a ser muito mais activos nas redes sociais, seguindo em média cerca de 10 páginas de marcas. Por outro lado, quase dois terços dos não-fãs já seguiram 10 marcas ou menos. Três quartos dos fãs apresentam uma maior probabilidade de partilharem boas experiências com uma marca e de partilharem promoções e descontos com os seus amigos de Facebook. Por outro lado, dois terços dos fãs de uma marca apresentam elevadas probabilidades de partilharem uma má experiência com uma marca.

O que é que acham destas conclusões? Certamente que contrastam com as conclusões apresentadas em 2011 pela SocialCode, que definia uma média de 10 dólares como sendo o valor médio de cada fã do Facebook. Esse estudo, contudo, assumia um custo-por-click de 1 dólar. São fãs de alguma marca no Facebook? Se sim, também podem ficar a saber aqui o que é que os vossos likes dizem sobre vocês. Deixem-nos o vosso feedback!

Quanto é que vale um fã do Facebook?