Quem avisa amigo é

Os noruegueses descobriram uma nova maneira de avisar todos os interessados sobre os pontos onde se encontram as operações stop da polícia: via SMS.

Os noruegueses também gostam bastante de enganar a polícia. Engendraram uma maneira de, através das mensagens escritas dos telemóveis, avisar os demais interessados sobre os locais onde a polícia faz operaçoes stop e controlo de velocidade. A questão ficou tão pessoal que a polícia meteu-se ao barulho, mas o feitiço nunca se virou contra o feiticeiro. Pelo contrário.

A metodologia é simples: criou-se o newsgroup “politiet.net” para os interessados na matéria. Quando há uma operação stop da polícia é criada uma mensagem que é difundida por SMS e enviada a todos os inscritos da área. Obviamente quem não gostou do método foram as próprias autoridades. Que resolveram meter a foice em seara alheia.

Um dois polícias da brigada de trânsito resolveu aderir, à paisana, ao newsgroup e começou ele a enviar falsos alarmes de operações que não existiam. Um método de contra-informação que acabou por lhe correr mal. Foi detectado por condutores que descobriram a falsidade das suas informações e, por se ter metido onde não era chamado, foi banido do newsgroup. E como se não bastasse, segundo a mesma notícia, ainda foi repreendido pelo superior por ter agido por conta própria como autoridade.

O grupo de interessados nas operações stop está de tal forma organizado que contratou já um advogado, não vá a “coisa” ficar ilegal e sejam todos surpreendidos pela entrada da polícia nas próprias casas. Por enquanto, não há nada que proíba a divulgação deste tipo de informação, que se tem revelado de extrema utilidade para os noruegueses.

Este tipo de iniciativas, nos países nórdicos, só vem contrariar a teoria que dá os latinos como os mais expeditos em encontrar forma de contornar sempre a lei. Afinal, somos todos iguais.