Quem nos espia no Facebook e Twitter?
Empresa desenvolveu tecnologia que recorre ao Facebook e Twitter para ‘prever’ o comportamento dos utilizadores das redes sociais.
- Lauro Lopes
- 12/02/2013
- Facebook, Social Media, Twitter
A Raytheon é uma empresa de segurança informática que promete dar que falar graças ao desenvolvimento da tecnologia RIOT, ou Rapid Information Overlay Technology, bastante semelhante a um motor de busca que pode não só rastrear as comunicações online de um utilizador mas também prever o seu comportamento no mundo real através dos seus posts em redes sociais como o Facebook ou o Twitter, ou através dos seus check-ins no Foursquare.
Esta tecnologia de ‘rastreio’ foi inicialmente divulgada pelo The Guardian e recorre às informações disponíveis em redes sociais populares como o Facebook, Twitter e Foursquare, além de fotografias que contenham informações relativas à localização de forma a criar uma teia de gráficos que exibam, entre outras informações, as relações online de um indivíduo e os seus locais mais frequentados.
A RIOT – Rapid Information Overlay Technology – encontra-se a ser desenvolvida desde Novembro de 2010, de acordo com as informações avançadas pelo Mashable. Com base nas informações cedidas pelos utilizadores e nos seus comportamentos rotineiros, esta tecnologia idealmente deverá permitir prever quais os passos que o utilizador em questão poderá dar com base nas informações que disponibilizamos nestas redes sociais.
Certamente é uma tecnologia que promete levantar imensas questões a respeito da nossa privacidade online e das informações que disponibilizamos em redes sociais. Como é que os leitores encaram a privacidade online e o surgimento de tecnologias como a RIOT? Deixem-nos o vosso feedback!
Também podem saber mais sobre a RIOT no vídeo que disponibilizamos já a seguir: