Se já achavam que a maioria dos vossos ‘amigos’ do Facebook eram de alguma forma loucos, eis que uma equipa de investigadores da Universidade de Telavive, em Israel, vos vem dizer porquê. É que demasiado Facebook pode provocar alucinações e até mesmo surtos psicóticos.
Segundo os investigadores, os três participantes do estudo sentiam-se solitários e procuravam compensar essa solidão no Facebook e em outras redes sociais. Em situações em que os envolvimentos virtuais foram mais intensos, os pacientes experimentaram sentimentos de traição e invasão de privacidade, o que os conduziu a estados de ansiedade, confusão e até mesmo alucinações.
‘Os pacientes compartilhavam algumas características cruciais, incluindo a solidão ou a vulnerabilidade devido à perda ou separação de um ente querido, relativa inexperiência com a tecnologia e sem antecedentes de psicose ou abuso de substâncias‘, referiu o Dr. Uri Nitzan, responsável pela investigação, em declarações ao Daily Mail.
Nitzan refere, contudo, que o ‘vício’ na Internet e nas redes sociais só é perigoso para uma percentagem pequena da população, em especial pessoas que se sentem solitárias ou carentes. ‘Alguns dos problemas em relação à Internet são a distorção geográfica e espacial, e a tendência de idealizar uma pessoa com quem se está a comunicar sem nunca tê-la visto cara a cara‘.