Há amigos e depois há amigos. Há aqueles com quem simplesmente podemos contar em momentos de maior aperto e com os quais não teríamos problemas em partilhar as chaves da nossa própria casa, por exemplo. E agora que tal se colocássemos esta mesma questão mas de uma perspectiva mais digital? Aplicada ao Facebook, por exemplo. Quem seria capaz de partilhar informações relacionadas com o login da sua própria conta de Facebook com os seus amigos?
O Facebook disponibilizou na passada quarta-feira uma nova funcionalidade que serve para situações de emergência, onde permite que os utilizadores – com a ajuda dos seus amigos – possam recuperar as suas passwords. A funcionalidade chama-se ‘Amigos de confiança’ e permite que entre três a cinco amigos tenham acesso à nossa conta do Facebook caso tenhamos problemas a realizar o login.

Esta funcionalidade não é propriamente uma novidade, já que se encontra disponível para um grupo seleccionado de utilizadores desde 2011, tendo agora passado a estar disponível de uma forma mais abrangente. ‘Esta solução oferece outra alternativa aos utilizadores na hora de recuperarem as suas passwords‘, afirma um porta-voz do Facebook em declarações ao Mashable. Esta poderá ser uma solução interessante especialmente se um utilizador se esquecer das suas perguntas de segurança. ‘Nunca se irão esquecer de quem são os vossos amigos‘, acrescenta.
E como funciona exactamente esta nova funcionalidade de segurança? Se um utilizador não conseguir aceder à sua conta, o Facebook irá enviar códigos de segurança diferentes aos contactos ‘de confiança’. Consoante o número de contactos definidos como sendo de confiança, o número de códigos necessários pode variar – se o envio for feito para três amigos de confiança, por exemplo, iremos então necessitar de três códigos de segurança.
Existem vantagens e desvantagens neste sistema de segurança, nomeadamente pela demora que pode proporcionar na resolução de um problema de perda de password, por exemplo. Não deixa, contudo, de ser uma opção de segurança válida e com os seus argumentos favoráveis. E os leitores? Seriam capazes de confiar em alguém para ganhar acesso à vossa conta de Facebook? Deixem-nos o vosso feedback!