Quer engravidar? Já há uma app para isso
Chama-se Clue e é uma aplicação para iPhone direccionada para mulheres que planeiem engravidar e que permite rastrear via smartphone os períodos de ovulação.
Rastrear os períodos de ovulação pode contribuir para ajudar uma mulher a decidir quando é que é mais provável conseguir engravidar durante o seu ciclo mensal, mas as ferramentas que permitem fazer esse mesmo rastreamento nem sempre se encontram ao alcance de todas – uma realidade que Max Levchin, co-fundador do PayPal, considera ser ‘ridiculamente muito século XVI’.
O que nos leva ao século XXI, mais concretamente ao segmento mobile e às aplicações que se encontram a ser desenvolvidas dentro de campos como a saúde e a fertilidade. A Clue, uma equipa sediada em Berlim, encontra-se a desenvolver uma aplicação que permite isso mesmo – acompanhar e rastrear ciclos de fertilidade. Ao contrário da Glow – uma aplicação semelhante – a Clue destaca-se por ter sido criada em colaboração com investigadores, doutores e designers.
Do software ao hardware
A equipa também se encontra a trabalhar em hardware que permita, de uma forma mais eficiente, aceder a métodos mais concretos de planeamento familiar. ‘Do que precisamos mesmo é de tecnologia inovadora, um método verdadeiramente high-tech e certeiro para planeamento familiar, para que possamos ultrapassar a Pílula‘, referiu Ida Tin, directora-executiva e co-fundadora da Clue, em declarações à VentureVillage.
Usar a Clue
A aplicação é esteticamente simples e foi concebida para ser fácil de utilizar. As mulheres só precisam de dispensar alguns segundos do seu dia para tomarem nota de informações relevantes, tais como quando começa e acaba o ciclo menstrual. A aplicação analisará os dados e irá mostrar exactamente em que ponto do ciclo se encontra. O algoritmo deverá sofrer upgrades à medida que a base de utilizadores for aumentando.
Não deixa de ser curioso constatarmos que ainda este mês a Apple App Store completou cinco anos de existência e que, no entanto, tão pouco tempo depois já falamos de aplicações criadas especificamente para dar apoio em áreas como a fertilidade. O que acham do conceito? Seriam capazes de considerar utilizar uma aplicação destas? Deixem-nos o vosso feedback!