Skip to main content

Quioto empresta telemóvel a turistas

A cidade japonesa recebe os turistas com um telemóvel gratuito.

Os turistas que visitarem a cidade japonesa a partir de Dezembro poderão receber, a título de empréstimo e gratuitamente, um dos 500 terminais que as autoridades locais pretendem passar a disponibilizar, tendo por objectivo ultrapassar as barreiras linguísticas entre o Ocidente e o país do sol nascente.

O telemóvel terá um sistema de tradução e navegação, pelo que, ao digitar uma palavra em inglês, ela será traduzida para japonês. A tradução coreano-japonês também vai estar disponível e o mesmo deverá acontecer, mais tarde, para os turistas chineses

.O sistema de navegação pelas ruas de Quioto, com um sistema global de posicionamento, irá mostrar no ecrã um mapa com a indicação das linhas de metropolitano e autocarro disponíveis. Os autarcas da região anunciaram ainda que vão disponibilizar outras informações geográficas e de ofertas culturais locais através dos auriculares do terminal.

Os telemóveis, cuja contrapartida é «obrigar» os turistas a ouvir também anúncios publicitários das empresas que produziram os equipamentos, serão entregues no aeroporto de Kansai, em hotéis e noutros locais turísticos.