Recorde de SMS`s na TV
A operadora AT&T Wireless contratou a empresa Mobliss para fornecer o suporte técnico à votação por SMS no concurso. A um ritmo de mil mensagens por segundo, conseguiu bater-se o recorde de envio de mensagens escritas no mais curto espaço de tempo até hoje, nos Estados Unidos. «A resposta ao voto por SMS ao ´American Idol` tem sido tremenda e é evidente que este tipo de comunicação tem sido um verdadeiro turbilhão de emoções para os norte-americanos», declarou Brian Levin, presidente da Mobliss.
Esta componente interactiva que está a ser dada às cadeias de televisão, um pouco por todo o mundo, mas agora especialmente nos Estados Unidos – estão atrás da Europa em termos de comunicações móveis -, está a ser adoptada como estratégia de marketing e é já um dos tópicos fortíssimos do sector. Segundos recentes estimativas feitas, as aplicações que envolvam mensagens possam gerar cerca de dois mil milhões de dólares de receitas em 2005 que, comparadas com os 532 milhões gerados em 2002, deixam antever um salto quantitativo bastante sedutor para os fornecedores do serviço. Pelos menos foi a conclusão a que chegou a Morgan Stanley.
Quanto ao programa, o «American Idol» tem exactamente o mesmo formato que a «Operação Triunfo» que passa actualmente no Canal 1 da RTP, mas cuja versão original foi importada dos vizinhos da TVE. E só para ter-se uma noção da força do programa, para além de ser patrocinado pela AT&T Wireless, conta também com o apoio da Ford e da Coca-Cola.