Rede fixa ganha clientes
- Pedro Matos Trigo
- 20/12/2005
- Internet, Tecnologia
Os novos prestadores registaram um aumento significativo do número de clientes de acesso directo, 13,9%.
No acesso indirecto, através de pré-selecção, registou-se uma subida de 2,9% do número de clientes, atingindo os 465 mil.
No final do terceiro trimestre, existiam aproximadamente 99 mil clientes activos de acesso através de selecção chamada-a-chamada, valor ligeiramente superior, 0,6%, ao observado no trimestre anterior.
No terceiro trimestre, a quota de clientes de acesso directo do Grupo PT registou uma quebra de 1,1 pontos percentuais, para 90,9%. Nas modalidades de acesso indirecto, os restantes prestadores continuam a possuir quotas de mercado acima dos 99%.
O parque de acessos telefónicos principais instalados a pedido de clientes no final do terceiro trimestre de 2005 ascendia a 4,126 milhões de acessos, valor que traduz uma estabilização do número de acessos totais, verificando-se no entanto uma quebra dos acessos analógicos que é compensada pelo crescimento dos outros tipos de acesso.
Neste trimestre, o número de postos públicos instalados era de cerca de 46 mil, menos 1,2% que no trimestre anterior.
Em termos de quotas de acessos, as empresas do grupo Portugal Telecom tinham cerca de 90,6% do total dos acessos instalados a pedido de clientes, menos 0,9 pontos percentuais do que no segundo trimestre. Esta quebra de quota resulta da diminuição da utilização do serviço fixo tradicional e do crescimento das ofertas em pacote dos operadores de televisão por cabo e de Internet, além de ter aparecido uma oferta que usa a tecnologia GSM como tecnologia de acesso.