Skip to main content

Redes móveis chegam a 90%

Cobertura mundial em 2010.

As previsões indicam que a cobertura deverá chegar posteriormente a 95% da população, mas 2% a 5% da população mundial reside em zonas em que, por não ser economicamente viável, não se perspectiva que venham a ter cobertura de redes móveis.

Actualmente, as redes móveis têm cobertura de cerca de dois terços da população dos países em desenvolvimento.

De acordo com a GSM Association, o mercado de telefonia móvel tem 2.500 milhões de assinantes, vale cerca de 700 mil milhões de dólares (555 mil milhões de euros) por ano e está a crescer cerca de 10% ao ano.

O estudo afirma que a taxa de penetração mundial do móvel é de 40% a nível mundial, com taxas superiores a 100% na Europa Ocidental mas que ficam abaixo de 10% nalguns países africanos e asiáticos.

A GSM Association estima que 80% do crescimento no número de assinantes nos próximos anos virão de países em desenvolvimento, embora ao nível de receitas a evolução seja mais equilibrada entre países industrializados e em desenvolvimento.

O texto assinala que, nos países em desenvolvimento, a telefonia móvel «eclipsou» as redes fixas, observando que diversos estudos demonstram a dimensão e natureza da procura de comunicações móveis pelos pobres, com fornecimento de serviços de voz básicos.