A Vodafone Portugal revelou que o seu relatório de responsabilidade social foi, pela primeira vez, auditado por uma entidade independente, de acordo com um dos níveis de verificação definidos pela International Standards on Assurance Engagements 3000 (ISAE 3000). Adiantou também que, na elaboração do relatório, foram seguidas as linhas de orientação da Global Reporting Initiative (GRI) para relatórios de sustentabilidade.
O Relatório de Responsabilidade Social 2003/04, que enumera o conjunto das iniciativas e projectos apoiados pela empresa e sua Fundação, nas vertentes Social e Ambiental, salienta que a Vodafone Portugal investiu, durante o ano fiscal de 2003, um total de cerca de quatro milhões e quinhentos mil euros em actividades de Responsabilidade Social, nas áreas da preservação do ambiente, defesa da natureza e património e solidariedade social.
No que respeita à área ambiental, é salientado o aumento de 48% na quantidade de material obsoleto (telemóveis, acessórios e baterias) encaminhado para reciclagem, no âmbito das acções de defesa do ambiente conduzidas pela Vodafone Portugal, de Abril de 2001 a Março 2004. Outra informação considerada significativa, no que respeita às preocupações ambientais da empresa, é o registo do aumento da taxa de partilha de utilização de estações-base e antenas com outros operadores, que passou de 18,5% em 2001 para 21,4% em 2004.
Na área da Solidariedade Social, a Vodafone destaca acções como o leilão interno para apoio da iniciativa «Pirilampo Mágico», recolhas de roupas e brinquedos para crianças necessitadas, organização de férias para crianças e o Natal Solidário, em que as verbas habitualmente utilizadas na oferta das tradicionais prendas institucionais a parceiros e fornecedores foram substituídas por donativos de valor correspondente, traduzidas em duas centenas de milhar de euros e canalizadas para a instituição «Acreditar» de apoio a crianças doentes. Este Natal, a iniciativa foi repetida e o valor obtido reverteu para outras causas.
Estes são apenas alguns exemplos do Relatório, que apresenta ainda outras práticas socialmente responsáveis implementadas internamente na empresa, dirigidas aos seus colaboradores e parceiros. Outras acções de grande importância ambiental e social, como a doação de aeronaves e veículos de combate a incêndios ao Projecto «Leiria + Verde» ou o sistema informático para invisuais «Hal», não estão incluídas neste relatório, dado que a sua implementação foi posterior a Março de 2004.