‘República nas Escolas’ com apoio PT

A Escola Secundária de Camões foi palco para a apresentação do programa República nas Escolas. Este projecto, integrado nas celebrações do Centenário da República é apoiado por um sítio Web específico, integrado no Portal do Centenário, desenvolvido pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República com a Portugal Telecom através do Portal Sapo

A cerimónia contou com a presença do administrador da Portugal Telecom, Luís Pacheco de Melo, o presidente da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República (CNCCR), Artur Santos Silva, a escritora Isabel Alçada, a professora Cândido Proença e o director da Escola Secundária de Camões, João Jaime Pires.

A Portugal Telecom é parceira tecnológica da CNCCR, através do Sapo, no desenvolvimento do Portal Centenário da República, um local privilegiado para a divulgação do programa das comemorações Centenário da República, que têm início em Janeiro de 2010, e também no desenvolvimento do portal http://escolas.centenariorepublica.pt, onde serão apresentadas sugestões de iniciativas comemorativas e directrizes para o desenvolvimento de actividades em contexto pedagógico, articulando as celebrações das escolas com o programa oficial do Centenário da República.

Para Luís Pacheco de Melo, a Portugal Telecom “está muito honrada em participar como parceiro tecnológico nas comemorações do Centenário da República. Espero que gostem do projecto, que participem e que seja enriquecido por todos nós”.

Em 2010 comemora-se o centenário de um dos momentos marcantes da História de Portugal: a implantação da República. Para assinalar esta importante data, a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República tem agendado um conjunto de actividades como exposições, encontros científicos, roteiros municipais, jogos e concursos e acções nas escolas. O facto de o projecto República nas Escolas ser apresentado na Escola Secundária de Camões deve-se a esta escola também ser centenária (1909 – 2009), estando actualmente a desenvolver uma série de iniciativas comemorativas.”Com a criação do República nas Escolas, pretende-se que as escolas e a população escolar de todo o país participem activamente no programa comemorativo, contribuindo com iniciativas, ideias, trabalhos sobre esta temática, notícia e informação sobre escolas também centenárias”, explica Artur Santos Silva, presidente CNCCR.

O projecto inclui uma exposição dedicada ao tema “República e Ensino”, organizada pela Professora Maria Cândida Proença, que terá lugar no Palácio Valadares, no Largo do Carmo em Lisboa.

Por outro lado, “o portal do projecto constitui uma importante ferramenta de apoio para escolas, professores e para a população em geral, disponibilizando informação histórica da I República e do Republicanismo” (cronologias, biografias, documentos, imagens, bibliografias), os valores e os ideais republicanos, fornecendo informações úteis ao desenvolvimento de projectos no âmbito das comemorações do Centenário da República, afirma o presidente da CNCCR.

No site República nas Escolas vão ser disponibilizados concursos, jogos e passatempos, iniciativas em escolas e bibliotecas, actividades do desporto escolar, programas educativos em diversas áreas, desenvolvendo acções que apelam a outro tipo de vivências do Centenário da República.