A cerimónia contou com a presença do administrador da Portugal Telecom, Luís Pacheco de Melo, o presidente da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República (CNCCR), Artur Santos Silva, a escritora Isabel Alçada, a professora Cândido Proença e o director da Escola Secundária de Camões, João Jaime Pires.
A Portugal Telecom é parceira tecnológica da CNCCR, através do Sapo, no desenvolvimento do Portal Centenário da República, um local privilegiado para a divulgação do programa das comemorações Centenário da República, que têm início em Janeiro de 2010, e também no desenvolvimento do portal http://escolas.centenariorepublica.pt, onde serão apresentadas sugestões de iniciativas comemorativas e directrizes para o desenvolvimento de actividades em contexto pedagógico, articulando as celebrações das escolas com o programa oficial do Centenário da República.
Para Luís Pacheco de Melo, a Portugal Telecom “está muito honrada em participar como parceiro tecnológico nas comemorações do Centenário da República. Espero que gostem do projecto, que participem e que seja enriquecido por todos nós”.
Em 2010 comemora-se o centenário de um dos momentos marcantes da História de Portugal: a implantação da República. Para assinalar esta importante data, a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República tem agendado um conjunto de actividades como exposições, encontros científicos, roteiros municipais, jogos e concursos e acções nas escolas. O facto de o projecto República nas Escolas ser apresentado na Escola Secundária de Camões deve-se a esta escola também ser centenária (1909 – 2009), estando actualmente a desenvolver uma série de iniciativas comemorativas.”Com a criação do República nas Escolas, pretende-se que as escolas e a população escolar de todo o país participem activamente no programa comemorativo, contribuindo com iniciativas, ideias, trabalhos sobre esta temática, notícia e informação sobre escolas também centenárias”, explica Artur Santos Silva, presidente CNCCR.
O projecto inclui uma exposição dedicada ao tema “República e Ensino”, organizada pela Professora Maria Cândida Proença, que terá lugar no Palácio Valadares, no Largo do Carmo em Lisboa.
![]() |
Por outro lado, “o portal do projecto constitui uma importante ferramenta de apoio para escolas, professores e para a população em geral, disponibilizando informação histórica da I República e do Republicanismo” (cronologias, biografias, documentos, imagens, bibliografias), os valores e os ideais republicanos, fornecendo informações úteis ao desenvolvimento de projectos no âmbito das comemorações do Centenário da República, afirma o presidente da CNCCR.
No site República nas Escolas vão ser disponibilizados concursos, jogos e passatempos, iniciativas em escolas e bibliotecas, actividades do desporto escolar, programas educativos em diversas áreas, desenvolvendo acções que apelam a outro tipo de vivências do Centenário da República.