Skip to main content

Resultados de exames por SMS

Há um médico em Inglaterra que manda os resultados dos exames dos seus pacientes por telemóvel, através de mensagens escritas.

A identificação do doente é feita através do nome e da data de nascimento e o sistema até permite o envio de uma SMS para relembrar o dia certo da próxima consulta, se o doente assim o desejar. Badal Pal admite que a eficácia não está 100 por cento garantida, mas sublinha que esta metodologia tem sido usada desde há um ano a esta parte e os resultados são bastante animadores. «As pessoas não abusam muito», confessa o médico, admitindo que o sucesso é tal que já ouve um paciente que lhe enviou uma SMS quando estava em viagem para a Tailândia.

O sistema é permitido pelo facto de ter instalado um software específico num PC, que faz a ligação entre a rede móvel e o computador, o qual faz a recepção das mensagens. O mesmo médico já tinha tentado a mesma técnica, mas recorrendo ao correio electrónico. No entanto, a natureza dos telemóveis faz com que este sistema seja praticamente imbatível, além de proporcionar um contacto mais directo entre o paciente e o médico (pelo menos, mais directo que o e-mail).

Badal Pal já sonha com o momento em que puder disfrutar em pleno das capacidades das comunicações de terceira geração. O papel das câmaras e da videofonia poderá ser crucial no contacto com os doentes mais renitentes a este tipo de inciativas.