A primeira SMS foi enviada em Dezembro 1992 de um computador pessoal para um telefone móvel da rede Vodafone GSM no Reino Unido. Em Portugal, este serviço está disponível há 10 anos, tendo conquistado uma importância crescente na vida dos portugueses face à sua simplicidade de utilização e ao seu baixo custo.
Com a chegada do Natal e do Ano Novo, os portugueses aumentam o tráfego de SMS para enviar os seus votos de boas festas, e a MultiDados, em parceria com a Mobile Soft Systems, deu início a um conjunto de estudos estatísticos sobre os hábitos de utilização de SMS em Portugal, os quais permitem já avaliar esse impacto e reconhecer determinados hábitos de utilização das mensagens escritas e enviadas por telemóvel.
Assim, 91%, ou seja, a maioria dos utilizadores da Internet inquiridos neste questionário, costumam utilizar o SMS como forma regular de comunicação. Quando questionados sobre as ocasiões em que utilizam o SMS, 31,6% dos inquiridos responderam várias/quase todas as ocasiões.
Verificou-se que 45% dos inquiridos demoram entre 30 e 60 segundos a escrever uma mensagem com 160 caracteres, mas também que, apesar da popularidade, a maioria dos inquiridos (68,5%) não costuma participar em passatempos por SMS.
Por outro lado, 52,7% dos utilizadores inquiridos afirmaram efectuar downloads de toques, imagens e/ou jogos para o seu telemóvel. A esmagadora maioria dos inquiridos (98%) indicou ler todas as mensagens que recebe e, entre os dados, há alguns curiosos como o facto da maioria dos utilizadores de SMS serem do sexo feminino (53,1%), a maioria dos utilizadores de SMS (30,4%) serem da grande Lisboa e os homens utilizarem mais o SMS por motivos profissionais.