Skip to main content

Robots que cuidam: Konica Minolta investe em Robótica e Inteligência Artificial no setor da saúde

Em colaboração com o Instituto de Investigação Científica Italiano (IIT), a Konica Minolta desenvolveu um estudo com robots no hospital Casa Sollievo della Sofferenza para suporte na área da saúde.

 

A Konica Minolta continua a investir em investigação e desenvolvimento no âmbito da robótica e inteligência artificial (IA), no setor da saúde. O mercado global de robótica ligada à medicina encontra-se em crescimento contínuo. De acordo com um relatório da MARKETSANDMARKETS, prevê-se que ascenda a 16,7 mil milhões de dólares no ano de 2023, partindo de um valor estimado de 6,5 mil milhões de dólares, em 2018. O âmbito das tarefas que podem ser assumidas por robots médicos é vasto e inclui robots cirúrgicos, de reabilitação, de radiocirurgia não invasiva e de distribuição de medicamentos.

Após a inauguração do seu mais recente centro de investigação em Roma, o compromisso da Konica Minolta dá um passo em frente com a celebração da parceria com o IIT. O propósito desta parceria passa pelo estudo da introdução da robótica de suporte na área de saúde, através da utilização de robots que podem ajudar os doentes, apoiar os trabalhos de enfermagem e dos médicos e executar atividades de monitorização básicas. Neste seguimento, iniciaram uma experiência de robótica no hospital Casa Sollievo Sofferenza. Como parte da colaboração entre as duas instituições de investigação, o IIT forneceu o seu robot «R1», desenvolvido para prestar apoio às pessoas em diversos cenários, ao passo que o laboratório Konica Minolta Laboratory Europe contribuiu com os seus conhecimentos especializados em IA e Robótica Distribuída.

 

 

O R1 possui uma estrutura inovadora, com 50% da sua estrutura composta por materiais plásticos; a Inteligência Artificial integrada no robot inspira-se na aprendizagem e nas capacidades de interação humanas. O R1 é hoje capaz de reconhecer pessoas e objetos e, como parte da colaboração com a Konica Minolta, será capaz de interagir de forma mais sofisticada com médicos e doentes, compreendendo melhor as suas atividades para responder aos seus pedidos.

“Na configuração atual, estamos a começar a utilizar o robot R1 do IIT para acompanhar os doentes nas suas rotinas diárias. Esta experiência faz parte dos nossos projetos correntes que têm como objetivo otimizar o tempo dos profissionais de saúde”., afirma Francesco Giuliani, diretor de TIC, Inovação e Investigação do instituto científico de cuidados de saúde e reabilitação Sollievo della Sofferenza.

Francesco Puja, Investigador Especialista em Robótica Distribuída da Konica Minolta, explica: “As nossas soluções aperfeiçoam os robots com capacidades cognitivas melhoradas. O reconhecimento de atividades e objetos e a capacidade de análise de emoções e comportamentos permitem aos robots perceberem o ambiente, compreendê-lo e assumir os comportamentos adequados.”