Rússia: operadoras testam método de pagamento móvel

Duas operadoras russas estão a planear testar método que possibilita pagar bilhetes de comboio através do telemóvel.

Partilhar

A MTS e a MegaFon, duas operadoras russas, estão a planear um período experimental para testar um método que permite pagar bilhetes de comboio através do telemóvel, em Moscovo e em São Petersburgo, respectivamente. As operadoras vão começar já em Janeiro a pôr o método em prática.

Estamos a trabalhar com a operadora móvel MTS para que seja possível efectuar o pagamento com um telemóvel. Em Janeiro vamos iniciar este método de pagamento, referiu Dimitry Gayev, chefe do Metropolitano de Moscovo.

Em São Petersburgo, a MegaFon vai fornecer uma etiqueta NFC (Near-Field Communication) que pode ser colocada na parte de trás de um telemóvel, o que permite ao dispositivo funcionar como um bilhete. A nível de tecnologia, a MegaFon vai estar preparada para o lançamento até ao final do ano, de acordo com Lyudmila Chekhova, porta-voz da operadora.

O metropolitano de São Petersburgo está actualmente a testar um projecto semelhante pela Ambiq Technology, uma empresa americana. A meio deste ano terá sido submetida uma proposta, para lançar um sistema que permitisse efectuar pagamentos com um chip compatível com qualquer cartão SIM.


Lauro Lopes – Telemoveis.com

*** Este texto NÃO foi escrito de acordo com o novo Acordo Ortográfico***

Telemoveis.com on Facebook
Siga-nos no Twitter!