Sabe qual é o telemóvel mais vendido de sempre?
A Samsung pode liderar o mercado dos telemóveis e dos smartphones, mas a Nokia continua a liderar o ranking dos telemóveis mais vendidos de sempre com o Nokia 1100.
Supomos que os mercados, tal como a vida, dão voltas e reviravoltas: foi o caso extremamente positivo da Samsung, que passou de uma fabricante com uma posição pouco significativa no segmento dos telemóveis para a actual líder mundial no nicho de mercado mais lucrativo do mundo. Mas nem sempre foi assim: a gigante sul-coreana só conseguiu assumir esta posição muito recentemente – ainda em 2012 – e só depois de ter destronado a Nokia de um reinado que durou 14 anos.
Mas sabem que mais? Por mais impressionantes que sejam os números de vendas do Samsung Galaxy S3 ou até do seu principal concorrente, o Apple iPhone 5, é a Nokia que tem o privilégio de liderar o ranking dos telemóveis mais vendidos de sempre. A fabricante finlandesa não é o único nome familiar na lista dos telemóveis mais vendidos, mas é a que mais sucessos reúne neste prestigiado ranking. E se o Samsung Galaxy S3 foi o smartphone que mais unidades vendeu num curto espaço de tempo em toda a História, o telemóvel mais vendido de sempre até à data continua a ser o bem mais humilde Nokia 1100. Mas não é o único. Conheça alguns dos muitos sucessos passados dos telemóveis Nokia old-school e veja a que distância o segmento dos smartphones ainda se encontra destes ‘dinossauros’:
Nokia 1600 – 130 milhões de unidades vendidas
Não estranhem: apesar da maioria das actuais notícias sobre a Nokia estarem longe de ser positivas, a verdade é que muitos dos seus sucessos anteriores não estiveram relacionados com smartphones e sim com telemoveis tradicionais. O Nokia 1600 é um exemplo disso: lançado em 2006, o seu sucesso esteve totalmente relacionado com o facto de ser um telemóvel ultra-básico.
Nokia 3310 – 136 milhões de unidades vendidas
Bastante popular pela sua aparência resistente, o Nokia 3310 revelou ser igualmente um dos telemóveis ‘mais amados’ de sempre na história dos telefones móveis. A sua ‘fama’ deve-se ao seu design compacto e ao relativo peso face aos outros telemóveis da altura.
Nokia 1110, Nokia 5230, Nokia 1200 e Nokia 3210 – empatados com 150 milhões de unidades vendidas cada um
O Nokia 1110 foi lançado em 2005 e foi um dos maiores sucessos de vendas da história da fabricante finlandesa, tendo sido o primeiro telemóvel de muitos utilizadores por todo o mundo, especialmente em países em vias de desenvolvimento. Pequeno e compacto, primou sobretudo pela sua autonomia de bateria. Já o Nokia 5230, lançado em 2009, obteve especial sucesso por ser um smartphone barato e acessível, tendo-se revelado um autêntico sucesso em países como a Índia, Brasil e Indonésia.
O mesmo sucesso é partilhado com os telemóveis Nokia 1200 e Nokia 3210, ambos dispositivos cujo aspecto e funcionalidades básicas estiveram na origem da sua popularidade.
Nokia 1100, o telemóvel mais vendido de sempre com 250 milhões de unidades vendidas até à data
Pode parecer bizarro olharmos para este telemóvel com um aspecto tão primitivo, sobretudo baseados nos standards de hoje, mas o Nokia 1100 é o telemóvel mais vendido de sempre até à data. O Nokia 1100 foi lançado em 2003, numa altura em que já existiam telemóveis com ecrãs a cores e, inclusive, câmaras fotográficas: portanto qual foi o motivo do seu sucesso? A explicação mais óbvia está no facto de ser um telemóvel básico e acessível, no sentido tradicional da palavra. Algum dos leitores ainda se lembra de ter visto ou, quem sabe, utilizado um Nokia 1100? Partilhem connosco as vossas nostálgicas memórias.