Samsung e Sony cruzam patentes
- Pedro Matos Trigo
- 05/01/2005
- Mobile, Samsung, Tecnologia
Os dois gigantes mundiais da indústria electrónica de consumo construíram cada um, durante as últimas décadas, portfólios de patentes assentes em elevados esforços de I&D (investigação e desenvolvimento), alcançando uma vasta gama de tecnologias electrónicas, em especial as relacionadas com as redes digitais e de banda larga.
Em comunicado, apontam que o acordo agora anunciado culmina um processo de negociações encetado em Dezembro de 2003, passando os dois líderes da indústria electrónica a usufruir mutuamente das patentes das grandes linhas de produtos de ponta, com o objectivo de construir uma relação benéfica na qual tanto a Samsung como a Sony passem a utilizar as patentes de ambas as empresas para acertarem o passo com o sofisticado e rápido desenvolvimento das tecnologias digitais.
Para permitir um maior aumento do negócio através do desenvolvimento eficiente de novos produtos, o acordo licencia as patentes consideradas básicas em termos de necessidade tecnológica para a pesquisa, estando associadas a tecnologias básicas de semicondutores e da indústria tecnológica padrão.
Por outro lado, e para salvaguardar a especificidade de cada companhia e a competição saudável no mercado, estão excluídos do acordo a denominada «Diferenciação Tecnológica de Patentes» (Differentiation Technology Patents), bem como os direitos de design. Exemplos da «Diferenciação Tecnológica de Patentes» são as não licenciadas pela Sony à Samsung, caso das relacionadas com a Digital Reality Creation (DRC) e a arquitectura PlayStation, e as não licenciadas pela Samsung à Sony, como as relacionadas com a Digital Natural Image Engine (DNIe) e a tecnologia Samsung de Home Networking. Por último, o acordo não se aplica às patentes de ecrãs TFT-LCD e Organic Light Emitting Diode (OLED).
A Sony e a Samsung reconhecem que o acordo de partilha de patentes irá reforçar as capacidades das empresas para fornecer aos consumidores de todo o mundo melhores produtos e serviços, ao mesmo tempo que ambas as companhias mantêm a sua identidade e competitividade. O acordo inclui as subsidiárias mundiais das duas companhias.