Skip to main content

Samsung Galaxy G Fold: o que esperar do novo telemóvel de tripla dobra da Samsung

Se, no início dos anos 2010, disséssemos que os telemóveis dobráveis voltariam a estar “na moda” nos anos 2020, é provável que poucos acreditassem. Das dobras duplas, chegámos agora às triplas com o Samsung Galaxy G Fold! O primeiro smartphone dobrável do mundo foi lançado em 2018 e, desde então, as tecnologias na área só […]

Se, no início dos anos 2010, disséssemos que os telemóveis dobráveis voltariam a estar “na moda” nos anos 2020, é provável que poucos acreditassem. Das dobras duplas, chegámos agora às triplas com o Samsung Galaxy G Fold!

O primeiro smartphone dobrável do mundo foi lançado em 2018 e, desde então, as tecnologias na área só têm evoluído. A gigante tecnológica Samsung, por exemplo, entrou nesta disputa apenas em 2020, mas os seus telemóveis já se tornaram uma referência quando falamos de dispositivos dobráveis.

Após quatro anos a lançar excelentes modelos de telemóveis com dobras duplas, a Samsung prepara-se finalmente para lançar o seu primeiro smartphone de tripla dobra, o Samsung Galaxy G Fold. Ainda não se sabe muito sobre o modelo, mas todas as informações divulgadas apontam para uma aposta bastante promissora.

Neste artigo, vamos falar sobre quatro das informações mais fiáveis e especuladas acerca do G Fold. Entre os dados analisados estão as especificidades do seu design, a resolução do ecrã, os preços esperados no lançamento e a data prevista de chegada aos consumidores!

1. Um design inovador

A inovação do Samsung Galaxy G Fold já começa no nome, uma vez que a letra “G” está diretamente relacionada com a forma como o telemóvel se dobra. A maioria dos dispositivos deste segmento dobra-se de forma a deixar parte do ecrã exposto, mas este não será o caso do novo modelo da Samsung.

A dobra ocorre no formato de “G”, com ambas as laterais do ecrã a dobrarem-se para dentro. Esta decisão de design não só confere um aspeto futurista ao dispositivo, como também melhora a sua durabilidade, já que evita que o ecrã fique exposto quando o telemóvel está fechado. E isto é apenas um dos aspetos vanguardistas deste modelo!

2. Um ecrã de tamanho atrativo

Um dos grandes atrativos dos telemóveis dobráveis é a possibilidade de usufruir de um ecrã maior sem perder a mobilidade do dispositivo. O novo modelo da Samsung tem isto em conta e apresenta um dos maiores ecrãs do segmento, que alcançará cerca de 9,96 polegadas.

Para efeitos de comparação, o Galaxy Z Fold 6, um dos modelos mais populares da Samsung, tem um ecrã 30% menor. Já quando dobrado, o Galaxy G Fold terá um tamanho de 6,54 polegadas, aproximando-se da média dos telemóveis dobráveis atuais. Ou seja, mantém a portabilidade sem sacrificar a experiência de utilização!

3. Um preço elevado

Sempre que um novo telemóvel é lançado com grandes inovações, a questão do preço surge como uma das principais preocupações dos consumidores. Neste aspeto, a Samsung tende a ser mais competitiva do que a Apple, que frequentemente lança modelos menos robustos a preços bastante elevados.

No caso do Samsung Galaxy G Fold, ainda não há um valor oficial, apenas estimativas que apontam para um preço na faixa dos 3.000 dólares. Convertido para euros, este valor ronda os 2.900€. Como comparação, este preço é quase o dobro do iPhone 16 Pro Max, lançado no ano passado.

4. Samsung Galaxy G Fold: um lançamento para breve

Por fim, há também especulações sobre a data de lançamento do Samsung Galaxy G Fold! Atualmente, estima-se que o telemóvel chegue ao mercado no terceiro trimestre de 2025, conforme informações do site da Samsung, o que significa que a espera não será muito longa para os fãs da marca.

Embora este não seja o primeiro telemóvel de tripla dobra do mercado, o facto de ser o primeiro modelo da Samsung, a gigante que domina o setor, certamente contribuirá para o seu sucesso de vendas em Portugal e no resto do mundo. Se as opiniões dos consumidores serão positivas ou não, só o tempo o dirá!

E tu, ficaste entusiasmado com este novo modelo? 

Imagem: Samsung/divulgação