Numa tentativa de tirar das luzes da ribalta aos mais recentes dispositivos da Nokia, Asus, HTC e Sony, a Samsung anunciou no Mobile World Congress, em Barcelona, que o Galaxy S4 será apresentado no dia 14 de Março, em Nova Iorque e lançado no mercado logo a seguir.
Com o declínio lento do iPhone, explicado pela perda de quota de mercado por parte da Apple, o Galaxy S4 é provavelmente o telefone mais esperado de 2013. A pergunta que todos fazem é se a Samsung conseguirá superar-se a si própria, tendo em conta as inovações sem brilho da Apple e face às ofertas dos novos “players” como a Microsoft.
Em termos de hardware, o Galaxy S4 deverá ter um ecrã full-HD com resolução 1920 x 1080, superior à do S3 (1280 x 720), que em termos de tamanho também poderá aumentar para as 5 polegadas. Ainda se especula se a tela utilizará a tecnologia AMOLED ou LCD, embora os rumores sugiram que poderá ser LCD. Esta mudança de paradigma talvez signifique que o Galaxy S4 poderá finalmente competir em termos de qualidade de imagem e precisão com o iPhone.
Em relação ao processador, é esperado que o Galaxy S4 venha equipado com um quad-core da Qualcomm Snapdragon 600 ou 800 soc. O Snapdragon é particularmente interessante porque é o primeiro chip a ser construído com a tecnologia TSMC 28nm HPM (high performance mobile). Ainda existem algumas dúvidas sobre se o Cortex-A15 será o mais indicado para o uso em smartphones, mas essas dúvidas só poderão ser desfeitas na altura do teste do equipamento.
O novo Galaxy deverá ter uma câmara de alta resolução de 13 MP, até 64 GB de armazenamento e 2 GB de RAM. Em relação ao software, não se espera nenhuma surpresa: O S4 terá um ecossistema Android 4,2 Jelly Bean – fãs do Tizen podem continuar a sonhar. Há também um rumor que avança que o S4 será lançado com um acessório para medir o pulso e o açúcar no sangue.
Evolução sim, mas não revolução! Um ecrã de 5 polegadas será fantástico, mas não difere muito em relação à anterior versão de 4,8 polegadas. O novo processador poderá ser um enorme evolução, mas a performance também se vai traduzir (infelizmente) num maior consumo de bateria. E qual é a tua opinião? Concordas com a ideia de que o Galaxy S4 é o telefone mais esperado do ano?