Não, não é necessariamente uma novidade: já se esperava que o próximo smartphone da Samsung se chamasse Galaxy S6, da mesma maneira que se esperava que viesse equipado com especificações (no mínimo) monstruosas. Nem o timing da aparição fugiu à regra – correspondeu, de facto, ao dos seus antecessores.
A verdade é que o Galaxy S6 será mais uma amostra das capacidades técnicas da Samsung, e o mais interessante neste telemóvel, pelo menos quando em comparação com o Galaxy S5 – que não fez tanto sucesso quanto a Samsung queria – está na possibilidade de representar uma nova etapa da empresa.
Primeiro, as características aguardadas:
• Ecrã de 5.5 polegadas (2560 x 1440p) QHD
• Processador octa-core Exynos, 64-bits
• 3 GB de RAM
• 20 MP + 5 MP
• Android 5.0 Lollipop
A variante registada no AnTuTu, pensa-se, corresponde à que será comercializada no mercado europeu. O mais interessante está nas medidas do ecrã, que vai converter o Galaxy S5 praticamente num outro Galaxy Note. Os rumores de que a Samsung também planeia lançar um Samsung Galaxy S5 Edge servem para alimentar ainda mais a curiosidade em relação aos planos da empresa.
Isto é apenas uma teoria minha, mas: poderia a Samsung, eventualmente a par da reestruturação de executivos que está a sofrer, bem como do restart que pretende fazer ao design do Galaxy S6, considerar matar o Galaxy Note e transformá-lo no novo Galaxy S?
Por um lado, e para fazer frente à quebra de vendas que o Galaxy S5 sofreu, faria sentido: aproximar a sua marca mais reconhecida do seu outro produto, que ajudou a transformar o mercado dos smartphones naquilo que é hoje, faria muito sentido. E possivelmente ajudaria a Samsung a recuperar vendas no Galaxy S6 (hipoteticamente estaria mais em linha com as tendências do mercado), além de permitir à empresa focar-se apenas numa única linha de produtos.
Com apenas uma marca de sucesso, a Samsung poderia focar-se na promoção de apenas um topo-de-gama, ao invés de dois. Isto permitiria à empresa direccionar de forma mais eficaz o seu já bem apreciado marketing, e de certa forma ajudaria a validar o rumor da existência de um Galaxy S6 Edge.
Resta-nos ver as novidades que a empresa tem reservadas para 2015!