Samsung já é o nº 2 mundial

Fabricante coreano ultrapassou a Motorola.

Um estudo revelado pela Gartner indica que as vendas de terminais dos fabricantes aos distribuidores totalizaram 167 milhões de unidades no terceiro trimestre, o que denota um crescimento de 26% face ao mesmo período de 2003. A performance vem na sequência do recorde de 156 milhões de unidades vendidas no segundo trimestre deste ano.

Estes números, que antecedem o esperado boom do período natalício, traduzem vendas sustentadas em todas as regiões do mundo com excepção do Japão.

Entre Junho e Setembro, a coreana Samsung progrediu uma posição no ranking mundial e ultrapassou a norte-americana Motorola, conquistando a segunda posição logo a seguir ao líder incontestado, a finlandesa Nokia.

O maior fabricante, entretanto, passou a barreira simbólica dos 30% de quota de mercado em 0,9%, totalizando 51 milhões de telemóveis vendidos. A Samsung detém 13,8% do mercado, a Motorola 13,4% e a alemã Siemens 7,6%. Segue-se outra coreana, a LG, que subiu também uma posição e ocupa o quinto lugar com 6,7% do mercado, enquanto a sueco-nipónica Sony Ericsson garante 6,4%.