O ponto forte do S100 é a VM (virtual Machine) Java que possui. Como é do conhecimento geral, uma das grandes limitações dos telemóveis, é a
sua capacidade de processamento e memória. Por isso a linguagem Java, e especialmente a J2ME (Java 2 Micro Edition – linguagem Java para pequenos dispositivos) revela-se como a alternativa para contornar este handicap. Por essa razão, irão aparecer incontáveis aplicações Java para os telemóveis, e obviamente para o S100. Destacam-se os jogos e mensagens multimédia mais ricas.
A possibilidade do SGH-S100 efectuar download de fotografias e screensavers é outro dos pontos fortes deste novo telemóvel com ecrã colorido, sendo compatível a nível de smart messaging com os telemóveis Nokia, possibilitando ainda o envio de mensagens multimédia (EMS).
Com apenas 92 gramas, este telemóvel tem um design em concha esteticamente inconfundível, tendo também um teclado alargado para uma melhor utilização e vem equipado com duplo ecrã. O Samsung S100 estará disponível por cerca de 500 Euros.