Skip to main content

Samsung mete 1,5 GB num bolso

A Samsung faz a revolução ao lançar o primeiro telemóvel com disco duro.

A Samsung é o primeiro fabricante a lançar um telemóvel com disco rígido e apresenta-o com uma capacidade de memória de 1,5 GB, alargando assim 15 vezes os tradicionais limites de 100MB.

O SPH-V5400, que vai começar já a ser comercializado na Coreia do Sul, é do tipo «concha» e tem dois ecrãs de cristal líquido, um com 240×320 pixels e outro com 128×128 pixels. Dispõe ainda de câmara de 1 mega-pixel e microfone que lhe permite funcionar como câmara de filmar, além de leitor de MP3, som 3D, transmissor FM para transmitir as músicas para um rádio, agenda electrónica e dicionário.

A novidade foi apresentada pela Samsung no ITU Telecom Asia 2004, a decorrer em Busan.

O terminal é compatível com a tecnologia CDMA 2000 1x EvDO e o custo estimado de venda ao público é de 800 dólares (cerca de 663 euros).

Além do utilizador, também outros sectores recebem com agrado estas enormes capacidade de armazenamento, nomeadamente as empresas que sustentam a actividade na venda de conteúdos móveis, assim como as operadoras, que já vêem no horizonte grandes aumentos no tráfego.

O disco de 1,5GB pode armazenar cerca de 450 músicas ou o equivalente a cerca de 50 CDs (refira-se que um computador doméstico oscila entre os 40 e os 100 GB). E o SPH-V5400 não deixará de funcionar como motor para que outros fabricantes de telemóveis sigam o exemplo, alguns dos quais até já têm vindo a estudar protótipos deste segmento.