Skip to main content

Samsung Nexus S: NASA é bem sucedida em realizar chamada do espaço para a Terra

Embora relativamente ultrapassado, o famoso Google Nexus S fabricado pela Samsung foi o modelo escolhido pela NASA para integrar o projecto PhoneSat, que tenta reduzir os custos da tecnologia para satélites

Veja também: NASA utiliza Google Android para controlar robôs

O PhoneSat esteve no espaço durante duas semanas, pesa aproximadamente 1 kg e custou pouco mais de 5 mil euros a ser produzido. Este projecto representa os esforços da Agência Espacial Norte-Americana em tentar reduzir os custos que a tecnologia para satélites representa actualmente.

Poder-se-ia pensar que estes aparelhos estão sujeitos a alterações muito específicas para poderem cumprir as suas funções com rigor, mas na verdade a única diferença entre este Nexus S e um Nexus S convencional está no facto de que a edição da NASA está actualmente equipada com um rádio S-Band de duas vias, para comunicações. Nas restantes especificações técnicas, segundo avança a agência espacial, encontra-se inalterado.

“O smartphone disponibiliza muitas das funções que os satélites precisam para operar, tais como computação, memória, interfaces prontas para comunicações, navegação e energia, tudo montado num pacote robusto”, afirma a NASA.

Veja também: Google Nexus S, Vodafone vende com Android Jelly Bean

Samsung Nexus S: NASA é bem sucedida em realizar chamada do espaço para a Terra