Samsung SGH-Q200: O arco-íris monocromático
- Pedro Figueiredo
- 25/06/2002
- Mobile, Samsung
A marca sul-coreana Samsung acrescenta ao seu vasto leque de opções de telemóveis GSM mais uma peça de segmento demarcado. O SGH-Q200 causa um certo fascínio momentâneo e é nas entranhas deste modelo que se conhece a sua verdadeira essência. No entanto, como tirar partido do GPRS, sem porta de infra-vermelhos ou bluetooth?
Na verdade, ter um aparelho com capacidade de transferir dados a velocidades superiores às que já existem no mercado, sem ter os dispositivos adequados, é como ter um carro de grande cilindrada com pneus e jantes de um utilitário: ele anda na mesma, mas não é a mesma coisa. Transpondo a situação para o nosso SGH-Q200, não fica bem a um modelo GPRS ter de comunicar com um PDA por cabo, quando toda a concorrência usa portas de infra-vermelhos ou até mesmo bluetooth.
Além disso, o ecrã interior de 128×128 pixels pode permitir uma alta definição de imagem, já a pensar no MMS, mas este modelo sul-coreano ainda não tem o “tal” regalo para os olhos e que permite dar o passo seguinte nas comunicações móveis e entrar definitivamente na geração 2,5: a cor. É uma pena, de facto, mas esta falta só pode ser encarada como estratégia da marca em querer segmentar os variados produtos. Tal como já Telemoveis.com tinha dito no Siemens SL45i, um ecrã policromático seria ouro sobre azul e estamos a falar de telemóveis perfeitamente equiparados na gama, uma vez que este Samsung suporta GPRS (o Siemens não) e o Siemens tem leitor MP3 (e o Samsung não tem).
Mas este começo foi só para apontar o pequeno senão do SGH-Q200, o antecessor do T100, esse sim, com grandes perspectivas de triunfar no mercado.
Se nos concentrarmos no mercado GSM e esquecermos do que o futuro já nos trouxe (o GPRS é uma realidade firme na Europa…), então o Q200 é perfeito para os dias que correm. Num mundo ainda dominado pelos Nokias monoblocos, os modelos de duas folhas da Samsung são como que uma lufada de ar fresco, sobretudo pela forma como o próprio software foi criado e desenvolvido. Fácil acesso e manuseamento, é óptimo poder contar com tamanha definição e com os menus eternamente animados. Um dos pormenores interessantes na viagem pelas definições do telefone, todas as configurações são mostradas sem que para isso seja necessário entrar na respectiva área. Isto é, se deixarmos o cursor por breves instantes a seleccionar um determinado item surge de imediato uma janela a mostrar qual o status daquele definição.
Já para não falar na delícia do ecrãn LCD exterior (96×64 pixels) e que permite, não só, ver o número das chamadas recebidas como a hora, o dia, a captação de rede, o modo de toque, a carga da bateria, o envelope de mensagem e se houve chamadas não atendidas.
A Samsung ainda não se conseguiu livrar-se do apêndice da antena, se bem que a existência desta possa não causar grandes problemas à maioria dos utilizadores. Este capítulo, como tantos outros, é mais do foro estético do que propriamente técnico e cabe a cada um dos interessados fazer o seu próprio julgamento, mas é sempre um apêndice para todos os efeitos!
De regresso ao software, este Q200 consegue juntar as funções mais práticas para o dia-a-dia (como por exemplo os alarmes diários, semanais ou pontuais) e as desnecessárias mas extremamente úteis para quem tem a possibilidade de as usar (como é o caso de se poder dividir os registos de memória em grupos). Escusado será dizer que é possível enviar e-mail e que este modelo também tem escrita inteligente de mensagens, vulgo T9.
A bateria tem boa capacidade de conversação e mesmo a standard não torna o telemóvel muito pesado. Neste caso, mesmo para quem gosta de um modelo leve não será mau de todo apostar na bateria de série pois a capacidade de armazenar energia em relação ao seu peso é muito interessante.
Em suma, o Q200 é mais do que uma excelente ponte para o GPRS, apesar da falta de ecrã a cores ser o seu calcanhar de Aquiles. Cingindo apenas ao mercado GSM, estamos perante um óptimo modelo e uma das razões pela qual as marcas europeias devem temer as ameaças asiáticas. Eles não dormem…
Pedro Figueiredo
Links interessantes:
Modelo 3D
Manual
Pagina do Telemóvel (inglês)