Samsung SGH-Z107
- Telemoveis.com
- 16/03/2005
- Mobile, Samsung
CARACTERÍSTICAS
Ecrãs : Principal (interior): 176 x 192 pixéis capaz de 256 mil cores (até 8 linhas de texto). Secundário (exterior): 96 х 96 pixéis a 65 mil cores.
Dimensões : 89 x 48 x 25 mm. 120 gramas de peso
Câmara(s) : Rotativa. Resolução máxima VGA (640 x 480 pixéis). Sensor CMOS. Inclui luz tipo Flash. Grava vídeo.
Multimédia : Videochamada. Melodias polifónicas a 64 tons. Suporta os formatos áudio SMAF, MIDI (SMF), i-melody, AAC, AMR e de imagem GIF, AGIF, JPEG, BMP, WBMP, PNG.
Java: MIDP 2
Messaging : SMS, MMS, E-Mail. WAP 2.0
Conectividade : irDA e cabo USB
Memória : 14 MB partilhados
Redes : UMTS (W-CDMA 2100), GSM Dual Band (900/1800) c/ GPRS classe 10
Acessórios incluídos : Duas baterias e um carregador de secretária
Baterias : Iões de Lítio 960 e1300 mAh; reclamam até 5 horas em conversação e 260 horas em espera e até 7 horas em conversação e 340 horas em espera, respectivamente.
O melhor: Inclui duas baterias e um carregador de secretária. Ecrã a 256 mil cores. Preço.
O pior: Ausência de bluetooth, memória relativamente espartana
Conclusão: Substancialmente melhor que o modelo precedente (Z105).
Dentro da classe dos modelos capazes de operarem e tirarem partido das redes ditas de terceira geração o Samsung SGH-Z107 sucede, na oferta da marca, ao Z105 com evidente vantagem evidenciando uma estética melhorada e uma redução na dimensão (89 x 48 x 25 contra 95 x 50 x 26 milímetros). De resto, para alguns, mais exigentes, poderá deixar algo a desejar, sobretudo quando já se sabe e ventila que o «senhor que se segue» (provavelmente o Samsung Z110) há-de, em complemento, nomeadamente, oferecer facilidades substancialmente acrescidas a nível da memória (inclusive com o suporte de cartões RS-MMS) e uma câmara capaz de resoluções na casa do megapíxel.
De facto, as capacidades da câmara ficam porventura aquém do que seria de esperar (até face ao que o próprio Samsgung SGH-D500 já contempla). Rotativa a 180 graus, de tal modo que tanto pode ser orientada para o rosto do utilizador, durante uma vídeochamada, como, uma vez girada com o polegar, apontada para diante, ela é capaz de uma resolução máxima VGA (640 por 480 pixéis).
Quando, já há cerca de um ano, tivemos oportunidade de comparar os então debutantes Samsung Z105 e o Sony Ericsson (SE) Z1010 (ambos modelos clamshell), manifestámos a nossa preferência pela solução consagrada no segundo de incluir não uma câmara rotativa mas duas distintas (uma virada para o utilizador, outra incluída na face externa da metade superior), entre as quais se podia alterar. Entretanto, e não obstante, contrariamente à nossa opinião, o que o mercado parece ter consagrado foi a aproximação da segunda marca à solução da primeira, nomeadamente com a emergência recente do SE V800 (em Portugal integrado em exclusivo na oferta Vodafone). Em qualquer caso, o certo é, neste momento, que o V800 já vem com uma câmara de 1.3 megapíxeis, capaz de uma resolução superior à do Z107. Consagrando, ainda, a inclusão de cartões amovíveis de memória.
Continuando ainda a comparar os dois modelos 3G em forma de concha, se, no puro plano das linhas externas, o Z107 da Samsung parece levar evidente vantagem sobre o V800 – este último com a sua cor negra de efeito duvidoso (vantagem já mais menos clara face ao eminente sibling Z800i, totalmente em tons cinzento/prata) – sendo ainda mais azado na dimensão (89 contra 102 mm de comprimento e 48 contra 49 mm de largura, respectivamente), já no que ao TFT toca, em contrapartida, embora equivalente na sua capacidade de reproduzir 256 mil cores, a resolução do segundo é maior (176×220 pixel do SE contra 176 x 192 do Samsung).
Acresce ainda que, no plano da conectividade, o SE tem irDA e bluetooth, o segundo dos quais ausente do Samsung.
A diferença, porém, paga-se, no caso com um acréscimo de preço na vizinhança dos 150 euros (30 contos para quem ainda gosta de pensar na moeda antiga).
Esta comparação, feita face ao que o «instante» oferece é porventura também injusta pelo seu carácter virtual; seja pelo facto de que o V800 estar limitado à oferta de um operador específico; seja por estar ainda o lançamento do SE Z800 pendente; seja porque, na realidade, o que se deveria comparar será o modelo Samsung que se deverá suceder (provavelmente o Z110); seja, finalmente, porque não levar ainda em conta os demais modelos de 3G disponíves (nomeadamente o Nokia 6630, embora estes último não pertença à família clamshell). Em qualquer caso, o Samsung Z107é um telefone capaz, com um conjunto competente de software, tanto no plano da produtividade (Calendário, Agenda, Lista de tarefas, Atalhos, Relógio / Fusos horários, Alarme, Conversor de moeda, Calculadora, Bloco de notas, vCard, cliente de e-mail, sincronização com PC) como no plano já mais virado para o divertimento e o lazer (leitor multimédia, aplicações e jogos Java) sendo ainda de destacar o suporte de amplo leque de formatos de som e imagem e a qualidade das suas melodias a 64 tons, das quais a marca fornece com cada modelo amplo espectro.
A nível da captura e edição de imagem (modos de captura normal, automático, temporizador, nocturno, fotografias múltiplas; qualidades superfina, fina, normal, económico) as suas capacidades são razoáveis embora, já o dissemos, saibam a pouco face ao que o SGH-D500 já revelou (ver os exemplos de fotos tiradas com o telefone no final deste artigo). A nível da imagem, o telefone é ainda capaz da gravação de clipes de vídeo em formato.3gp.
Clipe de video gravado com o Z107 (formato .3gp) >>
Outro clipe de video gravado com o Z107 (formato .3gp) >>
Já no que aos acessórios pré-incluídos toca a marca foi especialmente generosa, destacando-se a inclusão de duas baterias (com diferentes volumes e consequentemente capacidades de carga: 960 e1300 mAh; reclamam até 5 horas em conversação e 260 horas em espera e até 7 horas) e a originalidade da inclusão, a par do carregador normal, de um carregador de secretária (ver fotos), a par dos óbvios auriculares.
Em conclusão: para quem queira desfrutar de velocidade de transmissão de dados até 128 Kbps, em função da disponibilidade da cobertura 3G, o Z107 posiciona-se como uma boa opção de entrada, sobretudo em função do preço (mais apelativo ainda quando incluso em promoções disponíveis do tipo «pague 1, leve 2»); sendo certo que, para gozar o pleno da vídeochamada é conveniente ter interlocutores no círculo imediato de familiares e amizades com equipamento à altura.