Samsung, Tizen OS é alternativa a Android
Samsung aposta em Tizen OS, uma possível alternativa ao Android da Google. Primeiro smartphone Samsung com Tizen OS foi apresentado na segunda-feira.
- Lauro Lopes
- 10/05/2012
- Android, Mobile, Samsung
A Samsung tornou-se recentemente na fabricante de telemóveis/smartphones número 1 de todo o mundo, muito graças também ao sucesso que smartphones Android como o Samsung Galaxy S2 tiveram.
A fabricante sul-corena não parece, contudo, querer limitar-se ao Android: a Samsung também conta com um sistema operativo próprio, o Bada OS, que contabiliza aproximadamente 10 milhões de smartphones vendidos em 2011.
Outro sinal de que a Samsung procura expandir os seus horizontes manifesta-se no seu interesse em adquirir outras fabricantes de telemóveis ou, de acordo com o BGR, na própria personalização exaustiva que a interface Android do novo Samsung Galaxy S3 parece ter sofrido, possivelmente para que a fabricante sul-coreana possa ter maior controlo sobre a experiência de utilização oferecida pelos seus smartphones.
E é aqui que entra o Tizen OS, um projecto open source baseado em Linux que conta com a colaboração da Intel e da Samsung, cujo primeiro smartphone foi apresentado na passada segunda-feira (7 Maio) durante uma conferência para developers de aplicações para Tizen. O smartphone, apesar de ser um equipamento apenas para developers, vem equipado com ecrã HD (720p) e processador dual core de 1.2 GHz, o que poderá sugerir futuros smartphones Tizen de gamas mais elevadas.
Apesar da fase algo embrionária, já está disponível no Youtube um vídeo que demonstra uma direcção alternativa para a Samsung. Confiram-no já a seguir e deixem-nos a vossa opinião nos comentários!