Segurança comprometida nos HTC com OS Android

Última actualização de firmware da HTC traz problemas graves de protecção de dados. Problema foi descoberto pelo website Android Police.

Segurança comprometida nos HTC com OS AndroidA última actualização de firmware dos telemóveis HTC – nomeadamente o HTC EVO 3D, HTC EVO 4G, HTC Sensation, HTC Thunderbolt, entre outros – têm graves falhas de segurança, que faz parecer o problema da recolha de dados de localização dos utilizadores uma brincadeira.

O que se passa é que os telemóveis HTC estão a guardar toda a informação, como endereços de e-mail, SMS, localização, números de telemóvel e ainda logs de sistema, graças a software instalado pela HTC na última actualização do firmware. Esses programas tornam as informações acessíveis a todas as aplicações com ligação à internet.

Desta forma, qualquer pessoa que faça uma aplicação pode tirar vantagem desta vulnerabilidade e usar a informação obtida. O website Android Police descobriu este problema e diz mesmo que toda a informação que as aplicações conseguem arrancar das falhas de segurança são suficientes para clonar o seu telemóvel.

O website Android Police tentou contactar a HTC para relatar o problema mas a HTC nada respondeu ao longo de cinco dias úteis, o que levou os autores da descoberta de falhas a torná-la pública através de notícias e de um vídeo. Depois desta vulnerabilidade ter sido tornada pública, a HTC já veio responder que estão a corrigir a falha de modo a que a correcção seja lançada o mais rapidamente possível.

De realçar que o problema cinge-se apenas aos smartphones HTC que correm a última actualização de firmware, portanto se ainda não actualizou o seu HTC ou se possui um HTC antigo, não tem que se preocupar com o problema de protecção de dados.