Skip to main content

Segurança é o futuro dos operadores

Alarmes domésticos e vigilância irão passar pela telefonia móvel.

As potencialidades da telefonia móvel parecem direccionar-se para o domínio dos alarmes domésticos e a Securitas Direct, empresa líder desse sector a nível europeu, está a levar gradualmente o GPRS aos seus novos clientes nos 10 países em que está presente.

A estratégia foi iniciada em 2004 na Suécia e Dinamarca, onde os clientes já beneficiam daquele tipo de comunicação nos sistemas de alarme.

No entanto, enquanto 19% dos lares norte-americanos estão equipados com alarme, a percentagem na Europa é ainda residual. Mas isso é visto como «um grande mercado potencial de 30 a 40 milhões de alarmes domésticos» pelo analista Tobias Ryberg, da consultora de telecomunicações Berg Insight, que recentemente divulgou um estudo sobre as oportunidades de negócio da indústria móvel no mercado da segurança.

«Achamos que a segurança vai transformar-se numa das mais bem sucedidas aplicações da comunicação wireless M2M», aponta Tobias Ryberg, apontando que «já em 2005, prevemos que o número de ligações móveis utilizadas em alarmes domésticos ultrapasse um milhão».