Seminário «Os Desafios da Regulação»

No próximo dia 10, a APDC reúne os especialistas para debater o estado do sector das telecomunicações.

Numa iniciativa de inegável interesse, a APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações- vai levar a cabo no próximo dia 10 de Outubro, quarta-feira, das 10h às 17h30, no Hotel Ritz (Sala Pedro Leitão), um seminário subordinado ao tema: «Os Desafios da Regulação».

Jorge Pereira da Costa, Presidente da Comissão Organizadora do seminário, referiu a este propósito que: «a APDC pretende, com este seminário (…) promover a oportunidade de debate e reflexão sobre o processo de liberalização das telecomunicações em Portugal e os consequentes desafios da regulação que ocupam um papel decisivo na conjuntura actual.»

O seminário surge num contexto em que se completa o calendário estabelecido para a implementação do modelo de liberalização escolhido para o nosso país que será concluído, em 1 de Janeiro próximo, com a desregulação total do sector das telecomunicações, um ciclo iniciado há 12 anos.

Questões como o impacto das externalidades no modelo da regulação vigente, os impactos da convergência nos equilíbrios do sector e as suas alterações ao modelo de regulação actual, bem como as formas de regulação num mercado globalizado, onde se pretende reduzir assimetrias e potenciar a participação de Portugal nos mercados externos, serão debatidas.

O Telemoveis.com deixa aqui o programa para os interessados.

SEMINÁRIO APDC
“OS DESAFIOS DA REGULAÇÃO”
Programa

10 Outubro 2001 – Hotel Ritz – Sala Pedro Leitão

10h00 Sessão de Abertura
§ Luís Nazaré – ICP
§ Luís Ribeiro – APDC
§ Jorge Pereira da Costa – Comissão Organizadora

10h30 Regulação no Espaço Comunitário – A realização do mercado europeu de Telecomunicações
§ José Manuel Toscano – ICP
§ Carmo Seabra – UNL
§ José Amado da Silva – UAL
§ Pedro Rebelo de Sousa – GLP
Moderador : Jorge Pereira da Costa – APDC

11h30 Coffee Break

12h00 Regulação e Convergência – Os novos paradigmas
§ João Confraria – ICP
§ Teresa Ribeiro – ICS
§ Celeste Fonseca – DGCConcorrência
Moderador : Isabel Travessa – APDC

13h00 Almoço

14h30 Liberalização e Regulação das Telecomunicações em Portugal – Primeiras conclusões e próximos desenvolvimentos
§ António Robalo de Almeida – PT
§ Henrique Correia – Telecel/Vodafone
§ António Lobo Xavier – Sonae.com
§ Luis Garcia Pereira – Oni *
§ Francisco Silva – Jazztel
Moderador : Jorge Pereira da Costa – APDC

15h30 Coffee Break

16h00 Regulação e Audiovisual – Uma Visão Prospectiva
§ Fernando Ventura – TV Cabo
§ Pedro Braumann – Portugal Global
§ José Louro – TVI
§ Marta Vale – SIC
Moderador : Isabel Travessa – APDC

17h30 Sessão de Encerramento
§ Luís Ribeiro – APDC
§ Jorge Pereira da Costa – Comissão Organizadora

* a confirmar