Sendo J530: o novo herdeiro britânico

A gama de entrada é em termos comerciais a mais importante do mercado nacional de telemóveis: o J530, neste sector, é um produto a ter muito em conta.

Com 12 jogos, pequenas dimensões, e uma impressionante retro iluminação azul, o J530 da Sendo é, segundo o fabricante, um terminal muito direccionado para um público jovem. Apesar disso, não trata de um típico telefone de gama de entrada. É o mais novo herdeiro da Sendo, e isso significa que engloba o melhor da tecnologia do fabricante britânico.

Sendo J530À primeira vista o J530 desperta simpatia e curiosidade. As suas dimensões compactas, medindo 107x50x25 mm, e o seu peso reduzido (75gr) são mais do que suficientes para que este assente confortavelmente nas suas mãos. A qualidade do revestimento de plástico é mediana, mas a retro iluminação azul e a capa semi-transparente compensam esse detalhe.

O teclado, bem posicionado, é bastante funcional, especialmente para quem, feliz ou infelizmente, tem dedos grandes, que é o caso deste vosso escriba. Para além disso, as ditas são fabricadas em plástico duro prateado e o seu aspecto melhora ainda mais no escuro.

Uma das surpresas agradáveis no J350 é sem dúvida o seu visor com uma resolução de 96×64 pixels. Visor que lhe possibilita uma navegação confortável dispondo de seis linhas de texto. Infelizmente não possibilita o controlo do nível de contraste e iluminação, algo que hoje em dia é muito comum nos terminais. 

O menu do telefone é intuitivo e com ícones animados, e dispõe de apenas 6 menus, Mensagens – Internet – Sons – Definições – Serviços – Extras, e mais um do operador. Estes possibilitam uma cusomização básica do telefone.

Tratando-se de um telemóvel de gama baixo cujo alvo são os jovens, a Sendo inclui algumas funcionalidades que certamente irão fazer as delícias dos mais novos. É o caso dos 12 jogos, um número que faz do J530 o telemóvel com mais jogos “de origem” no mercado. Quatro desses jogos (Xadrez, Damas, Reversi e KombatClub) são interactivos (através de SMS), na medida em que são precisos duas pessoas com o mesmo terminal para que estes possam ser jogados. Dos restantes destacamos Cartz, um jogo de carros a lembrar os primeiros tempos das arcadas, e que apesar dos gráficos pré-históricos proporciona alguns bons momentos de diversão.

Para os fanáticos do SMS, este terminal possui a opção SMS Chat (infelizmente nada de EMS), Picture Messaging, Smileys integrados e T9. Em relação a este último, é competente, mas para os mais exigentes a tecla asterisco permite-lhe mudar rapidamente de T9 para maiúsculas, minúsculas ou números. Infelizmente, nunca poderá receber a confirmação de envio de uma mensagem pois o telefone não suporta esta funcionalidade.

Em termos de melodias, o telefone disponibiliza 50 pré-definidos com possibilidade de receber mais cinco, e ainda pode compor um toque da sua autoria.

Para além da diversão, este terminal dual band (900/1800MHz) possibilita ainda navegação WAP com o browser Microsoft Mobile Explorer 1.2.1 que inclui o protocolo WTLS classe 2, usado para efectuar em segurança transacções online. Inclui ainda um simples mas eficaz organizer, voice memo, cliente de e-mail com a possibilidade de receber mensagens através de servers POP3/SMTP e ligação por voz (até 20 números).

Mas o telefone também tem os seus defeitos. O primeiro é que este Sendo não permite o armazenamento de números de telefone no terminal propriamente. Na prática quer dizer que apenas terá disponíveis apenas as memórias do cartão SIM. Não permite também a costumização do perfil do utilizador ou alertas silenciosos, e a vibração é suficientemente forte para em casos de silêncio absoluto (exemplo: cinemas) se tornar bastante incomodativo.

Outro dos pontos negativos é a inexistência de uma porta de infra-vermelhos para troca de dados e finalmente alguma falta de sinal nalguns locais onde outros telefones a usarem a mesma rede registam melhor captação de rede. O som do altifalante e a qualidade das chamadas efectuadas foi na generalidade boa.

Em suma, este terminal, tendo em conta o segmento em que insere, tem imensas potencialidades e é, na nossa opinião, um excelente primeiro telefone.

A.T.