Será que as tomadas inteligentes ajudam mesmo a poupar?
- Sara
- 21/03/2023
- Smart Home, Tecnologia
Imagem de Mike Winkler por unsplash
As tomadas inteligentes têm-se tornado cada vez mais populares e são um dos primeiros investimentos quando os proprietários querem transformar a habitação numa versão mais inteligente.
Em Portugal ainda existe alguma falta de informação quanto às casas inteligentes e muitos, inclusive, acreditam que se tem de gastar balúrdios para se transformar a habitação – o que não é verdade!
Posto isto, as tomadas são um dos investimentos mais baratos que se pode fazer. Mas será que o investimento compensa mesmo? Estas tomadas ajudam mesmo a poupar energia? Nós damos-lhe a resposta.
Como funcionam as tomadas inteligentes?
As tomadas inteligentes são usadas em tomadas convencionais e podem ser controladas a partir do smartphone ou tablet, desde que tenha a aplicação instalada. Algumas tomadas também têm controlo de voz.
A app permite-lhe ligar ou desligar uma tomada, usar temporizadores ou agendar o “ligar” e “desligar” e até controlar o consumo de energia em tempo real. Todo este controlo extra também o pode ajudar a manter a segurança da casa quando vai de férias.
As tomadas também podem transformar dispositivos comuns em dispositivos inteligentes, como consolas, máquinas de café ou outros. Nunca mais irá desperdiçar energia com os dispositivos em standby.
Uma dica: ao escolher a tomada inteligente não olhe apenas ao preço. Estude qual a tomada inteligente mais compatível com as suas necessidades, quais as caraterísticas dessa tomada (assistência de voz, modo ausente, entre outros) e opte pelo design que melhor combina com a sua habitação.
Estas tomadas inteligentes ajudam-no a poupar?
Sim, sem qualquer dúvida. Mesmo quando os equipamentos estão em standby, as tomadas inteligentes vão ajudá-lo a poupar. Se conectadas ao Wi-Fi, as tomadas podem gastar apenas 1 a 2 Watts por dia, no máximo.
Na maioria das tomadas pode ter acesso aos consumos energéticos através da app, o que lhe dá uma boa oportunidade para fazer alguns testes e poupar. Esses dados também o ajudam a manter o controlo dos gastos mensais.
Mas, para garantir que poupa ao máximo, deve programar as tomadas da melhor forma possível. Seguem-se algumas dicas que o podem ajudar a poupar dezenas de euros por ano com as tomadas inteligentes.
Dicas para maximizar a poupança de energia com estas tomadas
1. Programe as tomadas inteligentes de acordo com a sua rotina
Com este tipo de tomadas pode adicionar horários para ligar e desligar tomadas de acordo com o seu horário.
Mesmo que chegue cansado do trabalho e se esqueça completamente, as tomadas serão desligadas à hora programada, o que significa que não irá gastar energia com dispositivos em standby.
Pode, ainda, programar as tomadas para desligarem nas horas em que a eletricidade é mais cara ou funcionarem quando a eletricidade é mais barata. Por exemplo, se tiver um robot de limpeza pode programá-lo para funcionar durante a noite e desligar a tomada assim que terminar.
2. Configure as lâmpadas da casa
Se tem o hábito de ler antes de dormir e, por vezes, adormece a meio, estas tomadas irão desligar o candeeiro de mesa ou a luz do quarto à hora programada. Já não irá gastar mais nestas situações.
As aplicações também lhe permitem desligar as tomadas em tempo real, o que significa que não tem de voltar a levantar-se para ir desligar uma lâmpada que se esqueceu.
3. Cuidado com o stand-by
E, como referimos ao longo do conteúdo, nunca mais irá desperdiçar energia com o standby dos equipamentos. As consolas, por exemplo, usam energia mesmo desligadas, o que implica um gasto extra ao final do mês que, embora não seja muito elevado, pesa ao final de um ano.
As tomadas inteligentes vão resolver esta questão se bem programadas e podem poupar-lhe dezenas de euros ao final do ano.
Já experimentou as tomadas inteligentes em sua casa? Se sim, como foi a sua experiência? Quanto conseguiu poupar num ano? Partilhe connosco.