Serviço de SMS é muito bom

Esta análise teve por base indicadores como a acessibilidade ao serviço, o tempo de entrega de SMS, a taxa de entrega de SMS e a variação, ao longo do tempo, destes indicadores. Salvaguardando as opções técnicas e metodológicas tomadas, os resultados desta análise demonstram que o serviço apresenta um «muito bom desempenho», de acordo com a Autoridade Nacional de Comunicações.
No total, foram efectuadas 51.538 tentativas de envio de mensagens de teste, tendo mais de 99,9% destas sido efectuadas com sucesso e tendo sido entregues 99,7% ao terminal de destino, sem erros e dentro do tempo de entrega definido pelo Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações (ETSI/European Telecommunications Standards Institute) para este serviço (tempo de entrega menor ou igual a 175 segundos).
O tempo médio de entrega de uma mensagem curta foi de 12 segundos, destacando-se o facto de mais de 99% das mensagens terem registado um tempo de entrega inferior a 20 segundos.
Por operadores, ao nível da acessibilidade, a Vodafone apresenta uma taxa de sucesso de 100% no envio de SMS, seguindo-se a TMN com 99,99% e a Optimus com 99,83%.
No que respeita à taxa de entrega de SMS, no caso das mensagens enviadas da rede da Vodafone 99,87% foram entregues sem erros e dentro da janela de entrega definida pelo ETSI (tempo de entrega até 175 segundos). No caso da TMN, a percentagem é de 99,80% e no caso da Optimus é de 99,53%.
Este é o primeiro estudo de qualidade que o regulador fez ao serviço de mensagens curtas dos operadores móveis, e apenas para os envios dentro da rede. As medidas para realização do teste foram feitas entre 30 e Maio e 6 de Junho, em Lisboa e Porto, tendo sido enviadas 51.538 mensagens.