Se alguma vez pensou em como seria fantástico poder gravar os seus próprios sonhos para mais tarde os poder revisitar, então vai ficar contente em saber que está a ser desenvolvida uma aplicação que pretende permitir-lhe isso mesmo: gravar, recordar e analisar sonhos. Conheça a Shadow.
95% de todos os sonhos são esquecidos nos primeiros cinco minutos após o despertar, segundo afirma o fundador da Shadow, Hunter Lee Soik. “As pessoas agora estão a quantificar tudo, desde o sono até aos movimentos, passando pela alimentação”, afirmou em declarações à VentureBeat.

Para Soik, os sonhos são como que bases de dados esquecidas diariamente, em parte porque não existe um método eficaz e simples para documentá-los. “Quantificar sonhos é sobre mais do que apenas tecnologia, nós queremos quantificar a mente subconsciente de uma forma que lhe permita compreender o Eu”.
E como funciona a Shadow? Essencialmente integra um despertador com vários alarmes progressivos que servem para ajudar os utilizadores desta a aplicação a despertarem gradualmente – um requisito que permite recordar os sonhos com mais facilidade. Quando acordam os utilizadores podem digitar, falar ou responder a questões para se recordarem dos seus sonhos. Ao fim de algum tempo de utilização, e com uma determinada quantidade de dados recolhidos, os utilizadores conseguem detectar padrões e ainda comparar os seus sonhos aos do resto da sua comunidade de utilizadores.

Este projecto surgiu após o término da segunda start-up de soik, que começou a dormir bastante e a ter sonhos vívidos e intensos. A ideia para a Shadow surgiu da necessidade e vontade de poder armazenar dados sobre os seus sonhos de forma a compreendê-los. Os utilizadores mais preocupados com a segurança e privacidade dos seus dados poderão controlar a quantidade de informações que optam por disponibilizar, além de que todos os dados divulgados relativos a sonhos permanecem anónimos. A equipa da Shadow é ainda constituída por investigadores especializados na área.
Disponível gratuitamente para iOS e Android, a Shadow encontra-se actualmente em busca de financiamento na popular plataforma de crowdfunding Kickstarter. Podem saber mais sobre este projecto aqui.
O que acha do conceito? Deixe-nos o seu feedback!