Siemens aposta no wireless doméstico

Nova família de produtos Gigaset W-LAN apresentada na CeBit.

A Siemens está actualmente a alargar a sua oferta em termos de comunicações via Internet através de telefones sem fios e apresentou na CeBit a nova família Gigaset W-LAN, que permite a transferência de dados, imagens e sons a uma velocidade duas vezes superior, através de uma tecnologia sem fios de 108 mbit, com um router, PC Card, adaptador USB e Repeater.

O Siemens Gigaset S35 Wlan é a proposta para quem quer efectuar chamadas via Internet sem estar ligado a um PC. O aparelho móvel é ligado, sem recurso a fios, via wireless LAN (standard 802.11g) a um router WLAN que estabelecerá então a ligação à Internet. Desta forma, beneficia de uma ligação rápida, com custos reduzidos e com qualidade de som digital. O utilizador é alertado quando receber novos e-mails por um piscar de luz especial no aparelho.

A tecnologia XR (eXtended Range) no router sem fios permite um maior alcance do que o sistema convencional. No coração dos novos produtos encontra-se o Gigaset SE 551 WLAN dsl/cable, disponível a partir de Maio de 2005, assim como o Gigaset USB Adapter 108 e o Gigaset PC Card 108. O Gigaset WLAN Repeater 108 estará no mercado em Junho de 2005.

O Gigaset WLAN Camera é uma câmara compacta de vigilância com wireless LAN (standard IEEE 802.11g) e um servidor integrado Http. Transmite imagens vídeo de alta qualidade para qualquer PC. Quando o sensor de movimento incorporado é activado, o utilizador é imediatamente avisado por e-mail com uma breve sequência de imagens vídeo. A câmara estará disponível a partir de Março de 2005.

Gigaset Home Control é um sistema simples e de custos reduzidos que irá no futuro permitir um controlo total da tecnologia de uma casa, aponta a Siemens. O telefone sem fios Gigaset serve de central remota para controlar os equipamentos domésticos através de um módulo DECT. Mensagens de alarme podem ser transmitidas para telefones móveis e importantes funções controladas remotamente por SMS a partir de uma central telefónica.