Skip to main content

Siemens apresenta Bluetooth

A Siemens deu a conhecer a sua tecnologia que permite uma transmissão sem fios para voz e dados entre curtas distâncias.

Segundo informação à Imprensa, a Siemens – Information and Communications Network apresentou a sua nova e abrangente solução Bluetooth que possibilita uma transmissão económica sem fios para voz e dados entre curtas distâncias.

Esta solução, engloba uma série de módulos necessários à construção de uma potente rede de comunicações móveis para curtas distâncias, que inclui terminais tais como, telemóveis, organizers ou notebooks, pontos de acesso à rede de área local, bem como ligações directas à Internet e a redes baseadas no protocolo IP. Dada a sua capacidade de ampliação, a arquitectura do sistema permite a implementação de soluções modulares adaptáveis aos requisitos individuais de cada Cliente.

A tecnologia Bluetooth permite satisfazer a necessidade de comunicação em qualquer momento, local e terminal, nas empresas. A partir de agora, os notebooks, telemóveis, monitores, computadores, impressoras, câmaras digitais, aparelhos de electrónica e electrodomésticos poderão, desde que sejam equipados com um chip para comunicações móveis, comunicar entre si a uma velocidade máxima de 721 Kbits/s entre distâncias até 10 metros. Para tal, basta ligar em rede um máximo de oito aparelhos acoplando-os a um dispositivo que leva o nome de “Piconet”. Posteriormente, é possível conjugar várias pequenas redes assim constituídas numa só rede de área local de comunicações móveis e ligar essa mesma, às redes de voz e de dados existentes. Tudo isto, funciona mesmo que o telemóvel esteja dentro do bolso do casaco ou o organizer esteja guardado na pasta.

As possibilidades de aplicação desta técnica de transmissão sem fios são as mais diversas: todos os participantes de uma reunião poderão premir simplesmente uma tecla para sincronizar as datas das próximas reuniões, transmitir documentos actualizados ou consultar a rede da sua empresa. Em aeroportos, estações de comboios ou unidades hoteleiras é possível estabelecer uma ligação a qualquer rede, seja ela Internet, Intranet, LAN ou WAN; num ponto de venda é possível fornecer a um Cliente a disponibilidade, prazo de entrega ou modalidades de pagamento de um produto, evitando a penosa tarefa de folhear listas e catálogos.

A apresentação da oferta completa de produtos Bluetooth surge no seguimento do programa estratégico 4P da Unidade Information and Communication Networks da Siemens, que tem por objectivo, desenvolver e oferecer tecnologias de convergência e de acesso em banda larga baseadas no protocolo IP. A Siemens vai ao encontro da procura de maior acessibilidade em todos os locais, em todas as situações, em todos os momentos, através das mais diferentes redes e com o auxílio dos mais diversos terminais, disponibilizando a empresas e Operadores, os meios para tal necessários: infra-estruturas, serviços e soluções.