Skip to main content

Siemens: mensagens «matam» S35 e S45

Os modelos S35 e S45 da Siemens estão sujeitos a um tipo de falha que pode «acabar» com os terminais. O aviso é feito pela própria marca.

Segundo explicou a própria marca, através do seu porta-voz Jacob Rice, uma simples palavra pode espoletar danos bastante graves nos modelos S35 e S45, sobretudo no primeiro, cuja recuperação pode tornar-se impossível. A palavra em causa, retirada do menu linguístico dos terminais, rodeada por caracteres de pontuação e precedida de asteriscos, como por exemplo «*English» ou «*Deutsch», activada através da visualização da mensagem, pode indisponibilizar permanentemente o telemóvel. Isto no que se refere ao S35, uma vez que na situação do S45 ensaios realizados provaram que as consequência são menos gravosas, já que dois minutos depois o telemóvel regressa à normalidade.

Ao que parece, o problema não será de fácil resolução, uma vez que não é possível criar um bloqueio aos e-mails. Essa medida, que teria sempre de ser adoptada pelas próprias operadoras, só aconteceu uma vez e com sucesso, quando a NTT DoCoMo criou uma protecção contra uma determinada mensagem de correio electrónico que circulava na sua rede móvel de terceira geração e que fazia os terminais activar chamadas para os serviços de emergência nacional.