Sistema detecta recusas em atender

A alemã Gate5 produziu uma aplicação que permite saber quando os destinatários não querem atender as nossas chamadas.

A empresa alemã Gate5 desenvolveu um tipo de aplicação que permite saber quando estamos a ser evitados pelo telemóvel. Ou seja, quando alguém lhe desligar o telemóvel ou não estiver acessível para si, a aplicação dá-lhe a saber se a outra pessoa está, de facto, indisponível ou se está, simplesmente, a evitá-lo.

Não foi a primeira aplicação que a empresa Gate5 desenvolveu para telemóveis. Mas esta solução utiliza o mesmo princípio usado na internet, o chamado ping reply, que consiste no envio de uma mensagem (SMS) para o outro aparelho, cujo resultado dará a resposta pretendida. Pode é não ser do agrado de todos!

A utilização deste novo tipo de software não podia ser mais simples: basta marcar o número da pessoa que se pretende verificar e enviar-lhe uma mensagem específica.

Apesar de não ter grande aplicação prática à primeira vista, este tipo de tecnologia vem no seguimento de um outro serviço lançado há cerca de um ano, que permite ao emissor de uma determinada chamada saber a localização exacta do receptor, mediante a utilização de um cartão SIM específico. E tal como aconteceu na entrada em vigor desse serviço, há quem goste e lhe reconheça uma enorme utilidade e, outros, nem por isso.