• Home
  • Mobile
  • Smartphone a caminho de substituir PC

Smartphone a caminho de substituir PC

Segundo previsões da Gartner

Os telemóveis em utilização a nível mundial são já 3 mil milhões – o triplo dos computadores – e o crescimento da parcela relativa aos smartphones (cada vez mais autênticos PC de bolso) deverá levar estes equipamentos a a substituir o lugar do computador enquanto principal ferramenta informática.

De acordo com um estudo da Gartner e Strategy Analytics, só em 2007 foram vendidos mais de mil milhões de telemóveis, um aumento de 17% no espaço de um ano, detendo a finlandesa Nokia cerca de 40% do mercado, seguida pela coreana Samsung e a norte-americana Motorola.

O segmento com maior crescimento é o dos smartphones, devido às suas cada vez mais funcionalidades e respectiva procura, desde a navegação Internet e ao email até aos habituais telefone, agenda, máquina fotográfica, leitor multimédia para som e imagem, etc.

Por seu lado, as empresas Canalys e IDC apontam que as vendas mundiais de smartphones deverão alcançar os 100 milhões em 2007, cerca de 10% dos telemóveis vendidos neste ano. E as vendas deverão continuar a crescer aceleradamente, quase duplicando anualmente: mais de mil milhões de smartphones deverão ser vendidos até 2010-2012, substituindo pouco a pouco os telemóveis clássicos.

A chegada do Apple iPhone vem também dar um grande contributo, não somente de per si mas também por chamar a atenção sobre este segmento e, consequentemente, ajudar às vendas de equipamentos concorrentes como o Nokia N95 mas também novidades da Samsung, Motorola, Sony Ericsson, Palm e RIM/Blackberry.