Skip to main content

Smartphone Android produzido na Rússia tem dois ecrãs, chama-se YotaPhone

As primeiras informações relativas ao YotaPhone começaram a circular online há aproximadamente um ano atrás, quando uma empresa russa – de nome Yota – anunciou a sua intenção de lançar um smartphone dual-screen, ou equipado com dois ecrãs

Veja também: Gionee Elife E7, o melhor Android de que nunca ouviu falar

Ao contrário do que as propostas mais convencionais fariam prever, contudo, o segundo ecrã não seria de uma resolução elevada, mas à base da tecnologia e-ink, o que se revela apropriado para exibir imagens, notificações e ler textos sem gastar muitos recursos ao smartphone. O segundo ecrã não consiste necessariamente num touch screen, mas inclui uma área capacitiva capaz de suportar toques. Em tudo o resto, contudo, este smartphone é bastante convencional.

O YotaPhone vem equipado com um processador Krait dual-core de 1.7 GHz, 2 GB de RAM e 32 GB de espaço de armazenamento. Inclui igualmente uma câmara de 13 MP capaz de gravar vídeos em Full HD (1080p) e uma bateria de 1800 mAh. Corre Android 4.2.2 Jelly Bean.

Espera-se que venha a estar disponível, além da Rússia, em mercados que incluem Espanha, Áustria, França, Reino Unido e Alemanha. Não há novidades em relação a Portugal ainda, mas é possível que Portugal esteja na lista de países europeus adicionais que irão receber esta proposta no mercado no início de 2014. O seu sucesso poderá ainda ditar a sua abrangência aos EUA.

Veja também: Quechua Phone 5, um smartphone Android tão resistente que é ‘mountainproof’

Smartphone Android produzido na Rússia tem dois ecrãs, chama-se YotaPhone