Smartphone com processador de 64 núcleos

Processador desenvolvido para telemóveis terá processador 64core. Processador de 64 núcleos poderá chegar no início de 2012.

Um novo processador criado pela Adapteva irá aumentar a capacidade de poder de processamento de smartphones e tablets. O processador em questão vai ter 64 – sim, leram bem, 64! – núcleos e foi desenhado para trabalhar em conjunto com os processadores actuais de forma a aumentar a performance em situações exigentes, como no reconhecimento facial ou de gestos.

O processador em questão chama-se Epiphany IV fornece 70 gigaflops de performance por watt – «Flops» são Floating Point Operations per Second que traduzindo à letra são Operações de Ponto Flutuante por Segundo, que determina o desempenho de um computador no campo de cálculos científicos. Só para se ter uma ideia de comparação, o processador dualcore do iPad fornece 1.5 gigaflops de informação.

Smartphone com processador de 64 núcleos

O único senão é que o processador Epiphany IV não trabalha sozinho, como o NVidia Kal-El, e necessita de ser sempre acoplado a um outro processador de forma a funcionar. Como se fosse uma relação de mutualismo do reino animal, onde as duas espécies saem beneficiadas; neste caso, são beneficiados os dois processadores: o principal e o que é acoplado.

O processador EPiphany IV será construído num transístor de 28 nanometros, e a Adapteva está actualmente à procura de marcas que forneçam smartphones e tablets para testar o produto.