Processador desenvolvido para telemóveis terá processador 64core. Processador de 64 núcleos poderá chegar no início de 2012.
Um novo processador criado pela Adapteva irá aumentar a capacidade de poder de processamento de smartphones e tablets. O processador em questão vai ter 64 – sim, leram bem, 64! – núcleos e foi desenhado para trabalhar em conjunto com os processadores actuais de forma a aumentar a performance em situações exigentes, como no reconhecimento facial ou de gestos.
O processador em questão chama-se Epiphany IV fornece 70 gigaflops de performance por watt – «Flops» são Floating Point Operations per Second que traduzindo à letra são Operações de Ponto Flutuante por Segundo, que determina o desempenho de um computador no campo de cálculos científicos. Só para se ter uma ideia de comparação, o processador dualcore do iPad fornece 1.5 gigaflops de informação.
O único senão é que o processador Epiphany IV não trabalha sozinho, como o NVidia Kal-El, e necessita de ser sempre acoplado a um outro processador de forma a funcionar. Como se fosse uma relação de mutualismo do reino animal, onde as duas espécies saem beneficiadas; neste caso, são beneficiados os dois processadores: o principal e o que é acoplado.
O processador EPiphany IV será construído num transístor de 28 nanometros, e a Adapteva está actualmente à procura de marcas que forneçam smartphones e tablets para testar o produto.